Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 23 de Abril de 2017. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 
05/04/2017

Abril Verde

Mês de prevenção aos acidentes de trabalho


No mês de prevenção de acidentes do trabalho, o Conselho Federal de Medicina (CFM) será o único conselho de fiscalização da atividade profissional a colaborar com a iniciativa e aderir ao movimento Abril Verde. A ação será conduzida pelo Ministério do Trabalho (MTE), em parceria com os ministérios da Previdência Social, Saúde, Ministério Público do Trabalho e Tribunal Superior do Trabalho.

O objetivo da ação é sensibilizar a sociedade, especialmente empregadores e trabalhadores, sobre a importância da prevenção dos acidentes de trabalho. Ferimentos, doenças e mortes causados pelo trabalho geraram uma despesa estimada em R$ 71 bilhões em 2015, de acordo com a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do MTE.

O CFM apoia a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho e divulgará aos médicos informações sobre o movimento. Durante o mês de abril, quando é celebrado no dia 28 o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, a sede da autarquia será iluminada na cor verde.

Os Conselhos Regionais (CRMs) foram convidados a contribuir e também iluminar os edifícios das sedes na cor verde, colocarem laços verdes, inserirem nos sites institucionais mensagens alusivas ao meio ambiente de trabalho saudável, entre outras ações de alerta para a importância da prevenção de acidentes de trabalho. De acordo com o presidente do CFM, Carlos Vital, “a medicina pode oferecer excelente contribuição à prevenção dos acidentes de trabalho e à melhora da qualidade de vida dos trabalhadores. Os médicos têm papel relevante no processo de prevenção às doenças e acidentes ocupacionais. Essa é uma missão a ser cumprida com dedicação em prol da saúde dos trabalhadores brasileiros”.

Abril Verde – O Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho é lembrado em 28 de abril, porque no ano de 1969 houve uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) também instituiu, em 2003, a data como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. Verde foi a cor escolhida por estar associada aos cursos relacionados à saúde. O símbolo é o laço verde.

Além da iluminação na cor da campanha, os CRMs também foram convidados a promover exposições de fotografias nas suas sedes, tendo como tema o meio ambiente do trabalho. A predominância da coloração verde nas páginas eletrônicas também será um dos recursos utilizados para chamar a atenção para a causa. A Assessoria de Comunicação do CFM disponibilizará aos interessados os arquivos com os layouts para as faixas/laços e uma série de peças para uso nos sites e páginas dos CRMs nas redes sociais (banners, cards, e-mails marketing).


Fonte: CFM

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Inscrição Médicos Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código de Ética Médica Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2017 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h15min às 18h30min