Rede dos Conselhos de Medicina
Selecione o Conselho que deseja acessar:
Porto Alegre, 27 de Maio de 2017. Aumenta a Fonte [ A + ]   [ A - ]  
 

O risco de generalizar

Autor: Dr. Alfredo Floro Cantalice Neto
Cargo: Presidente da Amrigs

 Esta passagem de ano foi marcada por três acontecimentos que ocuparam as atenções da imprensa e nos transmitiram sentimentos de decepção, insegurança e equivocada generalização.

 
No âmbito mundial, os terríveis atentados na França, especialmente o ataque à revista Charlie Hebdo, levaram a uma reação local de responsabilização das pessoas da mesma religião, logo difundida pelo mundo.  Mas, o bom senso imperou, e a realidade desnuda mostrou que quase todas as religiões têm representação na população francesa e a radicalização religiosa é uma exceção. 
 
Em outra esfera, o escândalo da Petrobrás e suas denúncias, que se multiplicavam a cada dia, causaram um descrédito total na estatal. Adicionalmente, aventou-se a possibilidade de envolvimento de líderes políticos nacionais derivando, então, para uma impulsiva generalização de má índole de nossos dirigentes. Evidentemente, esse sentimento foi seguido pela percepção de que o grupo de criminosos está sendo identificado e punido.  Mais uma vez, o bom senso nos mostrou que, por outro lado, a empresa é composta por um número bem maior de funcionários honestos e trabalhadores. 
 
Em meio a estes acontecimentos, foi denunciada na área da saúde uma prática criminosa, realizada contra pessoas submetidas a cirurgias para colocação de próteses, envolvendo profissionais e hospitais. Imediatamente nos identificamos e ficamos chocados com a possibilidade de cirurgias desnecessárias, superfaturamento e comissões milionárias que teriam sido pagas a profissionais e hospitais. Seguiu-se, novamente, uma sensação de dúvida sobre a índole de todos os médicos.
 
Nesse caso, também os médicos, a exemplo de qualquer infrator da lei neste país, devem ser julgados e, se forem culpados, deverão sofrer os rigores da lei e do processo ético-disciplinar dos Conselhos Estaduais e Federal de Medicina, sob a luz de nosso Código de Ética Médica. Afinal, a confiança é basilar não apenas na construção do atendimento ao paciente, mas em todas as relações sociais. Façamos, cada um de nós, a justa distinção destes casos. Assim, também estaremos exercendo a cidadania. 

Institucional Câmaras Técnicas Comissões de Ética Conheça o CREMERS Contas Públicas Delegacias Diretoria Palavra do Presidente Vídeo Institucional História Cremers

Serviços Área do Médico Busca Empresas Busca Médicos Ativos CBHPM Concurso Emissão de Boleto Empregos Eventos Inscrição de Empresas Inscrição Médicos Licitações Pareceres e Resoluções Perguntas Freqüentes Pessoa Jurídica Propaganda Médica Registro de Especialidade Médica

 

 

Imprensa Artigos Assessoria Informativo Cremers Notícias Twitter

Publicações Apresentações para Download Biblioteca Código de Ética Médica Código PEP Regimento Interno dos Corpos Clínicos

 

Contato Fale com o CREMERS Fale com o Presidente Ouvidoria

 

 

 

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul - Copyright 2017 ©
Av. Princesa Isabel, 921 - Bairro Santana
Porto Alegre - RS - CEP: 90620-001
Telefone: (51) 3219-7544
Fax: (51) 3217-1968
E-mail: cremers@cremers.org.br
Horário de Atendimento:
De segunda-feira a sexta-feira
Das 09h15min às 18h30min