Responsabilidade Técnica

O que é? Refere-se à obrigação de um médico registrado no Conselho assumir a direção técnica de uma instituição de saúde, como clínicas, hospitais ou laboratórios, garantindo que as atividades da instituição sigam as normas éticas, legais e técnicas da medicina.

O responsável técnico é o profissional incumbido de supervisionar a qualidade dos serviços médicos prestados, assegurar que os médicos e demais profissionais da saúde atuem conforme as diretrizes da profissão e garantir o cumprimento das regulamentações do CREMERS. Ele é responsável pela organização e supervisão das práticas médicas dentro da instituição, zelando pela segurança e pelo bem-estar dos pacientes.

Para que a instituição atue legalmente, ela precisa indicar um médico registrado no CREMERS como responsável técnico, o que é uma exigência para a inscrição da pessoa jurídica (como clínicas e hospitais) no Conselho.

Instruções para Alteração de Responsabilidade Técnica

Como solicitar? A solicitação, deve ser feita exclusivamente "on-line", pelo Espaço do Diretor Técnico, Este sistema permite ao Diretor Técnico fazer solicitações, receber notificações, entrar em contato e acompanhar todo o processo.

Atenção! Os documentos devem ser enviados digitalmente, em PDF de boa qualidade e legíveis.

O fluxo do procedimento de solicitação está ilustrado abaixo:

Diagrama O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.   Obs.: Prazo 10 dias.

Responsabilidades do diretor técnico: O diretor técnico é o médico designado pela administração do estabelecimento de saúde, responsável pelos aspectos formais do funcionamento da instituição frente ao CRM, autoridades sanitárias, Ministério Público, Poder Judiciário e demais autoridades.

Atribuições do Diretor técnico: https://cremers.org.br/legislaes/responsabilidade-diretor-tecnico-e-diretor-clinico/.

Diferença entre diretor técnico, Diretor Clínico e responsável Técnico de serviço e setor:

Existem as seguintes responsabilidades elencadas nas resoluções do CFM quanto ao registro de cada Pessoa Jurídica:

    ·     O diretor técnico: é o médico designado pela administração do estabelecimento de saúde, responsável pelos aspectos formais do funcionamento da instituição frente ao CRM, autoridades sanitárias, Ministério Público, Poder Judiciário e demais autoridades.

    ·     O responsável por serviço/ setor: É o supervisor, coordenador, chefe ou responsável por serviços assistenciais especializados (por exemplo: UTI, Serviços de Clínica Médica) deverão possuir título de especialista na especialidade oferecida pelo serviço médico, com o devido registro do título.

   ·   Diretor Clínico: O médico pode exercer, simultaneamente, as funções de diretor técnico e de diretor clínico. Para tanto, é necessário que o estabelecimento assistencial tenha corpo clínico com menos de 30 (trinta) médicos (Resolução CFM nº 2.147/2016).

Documentação Necessária

             ·       Formulário on-line para alteração de Responsabilidade Técnica.

             ·       Termo de Responsabilidade Técnica.

Em caso de dúvidas sobre a solicitação, entre em contato com CREMERS pelo WhatsApp 51- 98970-1530 ou telefone 51 3300-5400.

 

TOPO
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
×