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CERTIFICADO DIGITAL
ORIENTAÇÕES
O CREMERS oferece gratuitamente aos médicos inscritos a certificação digital do Conselho Federal de Medicina (CFM), no padrão nacional. Essa ferramenta aumenta a segurança na emissão de receitas, atestados e pedidos de exames, usando a plataforma on-line disponível desde 2020.
A Resolução CFM Nº 2.299/2021 exige que documentos médicos sejam emitidos com assinatura digital. Segundo o artigo 4º:
“A emissão de documentos médicos por meio de TDICs deverá ser feita mediante o uso de assinatura digital, gerada por meio de certificados e chaves emitidos pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil), com Nível de Garantia de Segurança 2 (NGS2), garantindo sua validade legal, autenticidade, confiabilidade, autoria e não repúdio. Parágrafo único. Os documentos médicos devem possibilitar reconhecimento da assinatura digital por serviços de validação do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) ou por validador disponibilizado pelo CFM.”
No Espaço do Médico do CREMERS, só é possível emitir prescrições on-line usando o certificado digital.
Para facilitar o uso dessa tecnologia, criamos um passo a passo simples para os médicos solicitarem a certificação digital.
Acesse aqui o E-book com orientações do certificado digital:
O que é e para que serve? O Certificado Digital é um documento eletrônico que funciona como uma identidade virtual para pessoas físicas ou jurídicas, garantindo segurança e validade jurídica em transações digitais.
No CREMERS, ele é utilizado para emissão de receitas, atestados e solicitações de exames, seja pelo Espaço do Médico (EM) no site ou pelo aplicativo do conselho.
O Certificado Digital Vidaas, oferecido gratuitamente pelo CFM e emitido pela certificadora Valid, é disponibilizado para médicos devidamente inscritos.
Quais Principais benefícios? A certificação digital possibilita a assinatura de documentos digitais com segurança, praticidade e validade legal. No contexto do CREMERS, ela assegura a autenticidade e a origem de documentos como receitas, atestados e solicitações de exames, tornando o processo mais eficiente.
O Certificado Digital Valid Vidaas é do tipo A3 em nuvem, oferecendo mobilidade e praticidade, já que pode ser acessado de qualquer lugar.
Quem pode solicitar o certificado digital gratuito do CFM?
Os médicos que atendem aos seguintes requisitos podem solicitar o certificado:
Obs.: Médicos sem a CIM com chip precisam solicitar a segunda via do documento pelo EM.
O certificado digital do CFM é obrigatório? O Certificado Digital é obrigatório para emissão eletrônica de receitas, atestados e solicitações de exames. Porém, para médicos que não utilizam esses serviços, o uso do certificado é opcional.
Para mais detalhes, acesse o artigo sobre a obrigatoriedade da certificação digital: Clique aqui
Minha Cédula de Identidade Médica não possui chip. O que devo fazer? Os médicos que possuem a Cédula de Identidade Médica (CIM) sem chip precisam solicitar a atualização para o modelo em cartão de policarbonato com chip. Este é um requisito obrigatório para a emissão do Certificado Digital pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Agendamento: Para agendar seu atendimento na sede do CREMERS, entre em contato pelo telefone (51) 3300-5400 ou acesse o link de agendamento online: https://cremers.org.br/agendar-atendimento/
Horários disponíveis: De segunda a sexta-feira, das 9h10 às 17h40.
Como fazer o cadastro biométrico? Se você já possui a Cédula de Identidade Médica (CIM) com chip, mas seus dados biométricos não estão atualizados (anteriores a 2019), será necessário comparecer presencialmente para atualização.
Locais para cadastro biométrico:
COMO SOLICITAR
Como solicitar o certificado digital? A solicitação é feita pelo Portal do CFM:
clique aqui
Descritivo passo a passo:
IMPORTANTE: A validade do Certificado Digital Vidaas é de cinco anos. A solicitação também pode ser feita durante a visita presencial ao CREMERS.
COMO UTILIZAR
Como instalar o Certificado Digital do CFM? Após aprovação da solicitação, você receberá um e-mail com o assunto “AR ELETRÔNICA PENDENTE DE VALIDAÇÃO”.
Descritivo passo a passo:
Como emitir receitas, atestados e exames com o Certificado Digital Vidaas?
Pelo computador:
Pelo aplicativo do CREMERS:
Como emitir receitas utilizando outros Certificados Digitais?
Pelo computador (Token Físico ou Arquivo):
Pelo celular (Certificado Digital em Nuvem):
Após autenticação, o menu estará liberado pelo período selecionado na sessão.
PRINCIPAIS DÚVIDAS
Minha câmera abre um fundo azul ou não lê o QR Code: Verifique se o aplicativo Vidaas tem permissão para usar a câmera do seu celular.
Esqueci minha senha, como recuperar?
Siga o vídeo explicativo: clique aqui
Passo a passo:
Troquei de aparelho celular, como importar meu certificado?
Veja o vídeo explicativo: clique aqui
Passo a passo:
No aplicativo Vidaas, acesse Opções > Certificado Digital > Importar Certificados;
Insira seu CPF e senha do Certificado Digital;
Faça o reconhecimento facial;
Pronto! Seu Certificado Digital será importado.
Posso instalar o Certificado Digital em mais de um dispositivo? Sim, você pode importar o Certificado Digital para outros dispositivos. Confira o vídeo explicativo: clique aqui
Caso o Certificado Digital já tenha sido instalado anteriormente, mas sua credencial não apareça na carteira do aplicativo (verifique o nome e o CPF na tela inicial do aplicativo), será necessário realizar a importação do Certificado Digital.
Para importar, siga estas etapas no aplicativo VIDAAS:
Acesse o menu OPÇÕES.
Selecione CERTIFICADO DIGITAL > IMPORTAR CERTIFICADOS.
Insira seu CPF e a senha do Certificado Digital.
Conclua com o reconhecimento facial.
Pronto! Seu Certificado Digital estará importado e disponível para uso.
Como revogar meu certificado? A revogação cancela o Certificado Digital antes do fim da sua validade.
Opções para revogação:
Presencial: Compareça a um local de atendimento com seus documentos e o número da solicitação.
clique aqui
Online: Acesse o link de revogação, informe CPF/CNPJ e a frase senha.
clique aqui
Pelo aplicativo Vidaas:
No aplicativo, selecione o certificado;
Clique em Ver Certificado > Opções > Revogar (clique aqui).
Dúvidas?
Através do link clique aqui
SAC Valid: Atendimento: Segunda a sexta, das 7h às 23h59; Sábados, domingos e feriados, das 9h às 22h.
Capitais e regiões metropolitanas: (11) 3004-3454
Demais localidades: 0800 725 4565
Qual é a senha de acesso do certificado? A sua senha de acesso é a senha que foi criada na instalação do seu Certificado Digital Vidaas.
Caso não lembre a senha, poderá verificar no vídeo a seguir as possibilidades para recuperação de senha: clique aqui
Caso ainda não tenha criado a senha, deverá verificar se seu Certificado Digital foi deferido e expedido, localizando então o e-mail do CFM ou entrando em contato com o seu regional para solicitar o reenvio deste e-mail de Validação.
Como assinar ou autenticar documentos? Seguem vídeos explicativos sobre como assinar documentos em PDF e acessar outras plataformas com o Certificado Digital Vidaas:
Acessar plataformas digitais: clique aqui
Assinar documentos em PDF: clique aqui
Qual é o ticket de acesso? O ticket é um número enviado pela Certificadora ao seu e-mail, informando o número de produção do seu atendimento.