Atendimento domiciliar de urgência não é atribuição dos profissionais da Atenção Primária
Profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) estão sendo solicitados a prestar atendimento de urgência e emergência nas casas de seus pacientes. Esses pedidos costumam vir dos familiares de pacientes que vivem em residências próximas a unidades de saúde em situações como quedas, síncopes ou paradas cardiorrespiratórias, alegando dificuldade de remoção ou demora do serviço móvel de urgência. Com o objetivo de orientar esse atendimento, o conselheiro do Cremers e médico de família e comunidade André Luiz da Silva emitiu parecer consultivo sobre o assunto.
O documento esclarece quais são as responsabilidades dos médicos da APS, se há respaldo legal para recusar esse tipo de atendimento fora do escopo habitual e quais estratégias podem ser adotadas pelas equipes das unidades de saúde.
“A elaboração deste parecer nasceu da escuta atenta às angústias de inúmeros colegas médicos que atuam na Atenção Primária à Saúde, especialmente em unidades com equipes reduzidas. Multiplicam-se os relatos de profissionais pressionados por familiares que comparecem às unidades exigindo visitas domiciliares de urgência, muitas vezes em tom coercitivo, sem qualquer pactuação prévia”, explica o conselheiro.
“Soma-se a isso a prática recorrente de o próprio Samu condicionar o atendimento à presença do médico da unidade em chamados realizados em domicílios ou até mesmo em via pública, nas imediações da UBS”, completa.
O parecer conclui que não é atribuição dos profissionais da APS realizar atendimentos domiciliares de urgência, mas sim fazer o acompanhamento domiciliar regular de pacientes, conforme critérios clínicos previamente definidos.
A responsabilidade pelo atendimento de urgência/emergência em domicílio é do Samu, cuja estrutura deve ser providenciada ou pactuada pelo gestor municipal no âmbito da Rede de Atenção às Urgências.
Para embasar essa conclusão, o parecer destaca que a regulamentação da APS não inclui o atendimento de urgência e emergência, e que a saída não planejada dos profissionais compromete o acesso da população aos serviços da unidade. Também cita o Código de Ética Médica (CEM), que veda ao médico afastar-se de seu local de atendimento sem um substituto, como respaldo à negativa de atendimento fora do escopo da APS.
Leia o parecer na íntegra AQUI.
Texto: Clarice Passos
Edição: Viviane Schwäger
- Publicado Em Destaques
Cremers sorteia vagas em curso para emergência em consultórios

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) sorteou, nesta quinta-feira (31), em transmissão ao vivo no Instagram, vagas nas turmas de Pelotas, Santa Maria e Novo Hamburgo do curso Consultório Seguro.
O sorteio de cursos subsidiados pelo Cremers são parte da iniciativa de educação médica continuada do Cremers, que já capacitou cerca de 200 médicos em diversos cursos neste ano.
O objetivo do curso Consultório Seguro é capacitar médicos para atendimento de situações de emergência que podem acontecer em consultório. As aulas serão ministradas pelo Centro de Treinamento e Simulação de Emergências Médicas (CTSEM), credenciado pela American Heart Association (AHA).
Lista de sorteados por turma (clique para acessar)
23/08 – Pelotas
13/09 – Santa Maria
18/10 – Novo Hamburgo
Devido a uma falha técnica, foram sorteadas 19 vagas para a turma de Novo Hamburgo. Confira abaixo o resultado do sorteio eletrônico com as seis vagas titulares restantes e as demais 25 vagas para suplência:
18/10 – Novo Hamburgo (resultado complementar)
Confira as datas dos cursos
O horário do curso será das 08h às 14h, totalizando seis horas. Será disponibilizado material didático digital.
Pelotas – uma turma com 25 vagas, no dia 23 de agosto;
Santa Maria – uma turma com 25 vagas, no dia 13 de setembro;
Novo Hamburgo – uma turma com 25 vagas, no dia 18 de outubro.
Texto: Letícia Bonato
Edição: Viviane Schwäger
Vice-presidente do Cremers recebe honraria do Comando Militar Sul

O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Eduardo Neubarth Trindade, foi condecorado, na manhã desta quinta-feira (31), com a medalha Marechal Trompowski, pelas mãos do comandante militar do Sul, general de Exército Hertz Pires do Nascimento.
A homenagem é um reconhecimento aos serviços prestados frente ao Conselho e também pelo trabalho em conjunto com o Exército no amparo aos atingidos pela enchente de 2024 no Rio Grande do Sul e pela colaboração que culminou na inscrição de mais médicos para o sistema de saúde das Forças Armadas.
Na condecoração, o comandante militar enfatizou que o Cremers foi uma das principais instituições que se colocou à disposição do Exército em suas capacidades e competências, na iniciativa pelo acolhimento e pela distribuição de donativos e medicamentos durante a tragédia. “Se houve sucesso na operação e se conseguimos minimizar em muito a perda de vidas durante as enchentes, foi pelo trabalho em conjunto com as instituições, como foi com o apoio do Cremers”, afirmou.
“O general Hertz foi exemplo nesta parceria institucional pela busca dos melhores resultados para mitigar os sofrimentos nas enchentes. Atuamos para fazer o melhor possível; assim como na Medicina, a gente não consegue curar sempre, mas buscamos trazer algum conforto. Esse reconhecimento não é só para mim, mas em nome de toda a categoria médica gaúcha”, agradeceu o vice-presidente do Conselho.
Parceria de longa data
Os laços institucionais entre o Cremers e as Forças Armadas são fortificados desde a primeira gestão de Trindade como presidente do Conselho (2018-2020). Entre as ações mais recentes, além da operação durante a enchente histórica, Trindade também liderou os esforços na divulgação das inscrições para o concurso público da Escola de Saúde e Formação Complementar do Exército (EsFCEx). Somente para o Curso de Formação de Oficiais Médicos (CFO Med) foram oferecidas 92 vagas no processo seletivo, distribuídas entre diversas especialidades.
Após a condecoração, acompanhado do gerente executivo do Cremers, o vice-presidente participou ainda de solenidade militar e visita ao Museu Militar do Comando Militar do Sul.
Texto: Letícia Bonato
Edição: Sílvia Lago
Inscrições para “Consultório Seguro” terminam nesta quarta-feira
Termina nesta quarta-feira (30) o prazo para os médicos interessados em realizar o curso Consultório Seguro, que será subsidiado pelo Cremers, realizarem as suas inscrições. O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) publicou, na última quarta-feira (23), edital para seleção dos interessados. A aula será ministrada pelo Centro de Treinamento e Simulação de Emergências Médicas (CTSEM), credenciado pela American Heart Association (AHA). É permitida uma única inscrição por médico entre as três turmas disponíveis. Se o candidato inscrever-se em mais de uma turma, terá sua inscrição invalidada. O sorteio das vagas ocorre nesta quinta-feira (31).
O objetivo do curso é capacitar médicos para atender situações de emergência que podem acontecer em consultório. O treinamento utiliza a simulação realística nos mais diversos cenários de atendimento, explorando a necessidade de tomada de decisão rápida e eficiente por meio da dinâmica de equipe eficaz, aprendendo a reconhecer e atender as principais intercorrências clínicas em adultos.
Para cada edição, serão sorteados 25 titulares e 25 suplentes, que serão chamados caso os titulares sorteados não preencham os critérios necessários ou em caso de desistência. O sorteio eletrônico será realizado às 15h, em sessão pública no auditório da sede do Cremers, com transmissão simultânea em “live” na rede social do Cremers (Instagram). Para confirmar e garantir a vaga no curso, o candidato deverá preencher o TERMO DE ADESÃO disponível no Anexo I do Edital.
Os candidatos selecionados para a turma de Pelotas, a ser realizada no dia 23 de agosto de 2025, devem encaminhar o TERMO DE ADESÃO ao Cremers por meio do e-mail rp@cremers.org.br, impreterivelmente, até o dia 08 de agosto de 2025. Serão ofertadas 25 vagas para cada turma. O horário do curso será das 08h às 14h, totalizando seis horas. Será disponibilizado material didático digital.
Confira as datas para o curso em cada cidade
Pelotas – uma turma com 25 vagas, a ser realizado no dia 23 de agosto;
Santa Maria – uma turma com 25 vagas, a ser realizado no dia 13 de setembro;
Novo Hamburgo – uma turma com 25 vagas, a ser realizado no dia 18 de outubro.
Texto: Antônio Bavaresco
Edição: Viviane Schwäger
Cremers sedia aula inaugural da disciplina de Medicina Legal e Deontologia Médica da PUCRS
Com o objetivo de aproximar os estudantes de Medicina do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) e apresentar o funcionamento da instituição, o vice-presidente Eduardo Neubarth Trindade ministrou, nesta terça-feira (29), a aula inaugural da disciplina de Medicina Legal e Deontologia Médica do curso de Medicina da PUCRS. A atividade ocorreu na sede do Conselho, em Porto Alegre.
Os professores responsáveis pela disciplina, Alfredo Cataldo Neto e Márcia Vaz, que também é corregedora do Cremers, participaram do encontro e destacaram a importância de os futuros médicos compreenderem o papel do Conselho na regulação e fiscalização do exercício profissional.
Durante a exposição, Trindade explicou aos alunos do oitavo semestre o funcionamento do Cremers e sua relevância na defesa da boa prática médica. “Como conselho profissional, não defendemos uma categoria – isso é função dos sindicatos –, mas defendemos a sociedade como um todo”, afirmou. O vice-presidente também destacou o compromisso ético da autarquia: “É nosso dever legal punir os médicos que infringem o Código de Ética e, assim, separar o joio do trigo”. Ele ainda enfatizou que os médicos devem ser julgados por seus pares justamente porque estes possuem o conhecimento técnico necessário para avaliar questões éticas na profissão.
Os alunos também conheceram o fluxo de tramitação das denúncias recebidas pelo Conselho. “Todas as denúncias se tornam sindicâncias. Isso está previsto na Lei Federal nº 3.268/1957 e representa nossa obrigação legal como órgão disciplinador da Medicina. Deixar de agir seria prevaricação”, explicou Trindade.
Sobre as penalidades aplicadas aos profissionais que infringem o Código de Ética Médica, Trindade destacou que a mais grave delas, a cassação do registro, é a única pena com caráter perpétuo no Brasil. Ele também abordou temas contemporâneos, como a judicialização da Medicina e os dilemas éticos associados às novas tecnologias, incluindo a Inteligência Artificial.
Ao encerrar a aula, Trindade relembrou uma frase atribuída a Hipócrates, considerado o pai da Medicina: “Curar quando possível; aliviar quando necessário; consolar sempre.”
Texto: Clarice Passos
Edição: Viviane Schwäger
Cremers capacita nova turma de ACLS, em Caxias do Sul
O Cremers promoveu, nos dias 26 e 27 de julho, mais uma edição do curso Advanced Cardiovascular Life Support (ACLS). A capacitação, dirigida a médicos que trabalham em unidades de urgência e emergência, aconteceu em Caxias do Sul. O curso segue a diretriz do Conselho de contribuir com o processo de formação continuada dos médicos gaúchos.
O curso fornece informações que extrapolam o Suporte Básico de Vida (SBV), transmitindo conhecimentos e habilidades para o atendimento de emergências cardiovasculares, tais como parada cardiorrespiratória (PCR), arritmias, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral. O conteúdo enfatiza a importância da ressuscitação cardiopulmonar de alta qualidade, o uso de medicamentos, a interpretação de eletrocardiogramas e o trabalho em equipe. Os alunos são certificados pela American Heart Association.
Fique atento às redes do Cremers e inscreva-se para outros cursos gratuitos!
Texto: Antônio Bavaresco
Edição: Viviane Schwäger
Vereadora de Porto Alegre consulta Cremers sobre uso de canabidiol em tratamento para pessoas com autismo

O presidente do Cremers, Régis Angnes, e a conselheira Silzá Tramontina receberam a vereadora de Porto Alegre Tanise Sabino nesta segunda-feira (28), na sede do Conselho. A visita foi motivada pela necessidade de orientação sobre o uso de canabidiol para tratamento de pessoas com autismo.
A vereadora, que é psicóloga e tem a saúde mental de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) como uma das bandeiras do seu mandato, buscou o Conselho por ter observado que o assunto está cada vez mais relevante e frequente na Câmara de Vereadores da capital.
Tramontina, que é a conselheira autora de parecer emitido pela Câmara de Psiquiatria do Cremers contrário à descriminalização do uso da maconha, enfatizou que não há estudos que comprovem benefícios a longo prazo no uso da substância para qualquer transtorno ou doença psiquiátrica.
“Além de serem divulgadas informações confusas, que não diferenciam a cannabis (planta) dos diversos tipos de canabidiol (produto), temos que pensar também que o autismo tem muitas comorbidades e níveis diferentes. Cada caso é um perfil a ser analisado”, reiterou a conselheira.
O presidente Régis Anges reforçou a necessidade de serem estudadas as diversas implicações do uso, citando exemplos de situações discutidas em congressos médicos. “Não adianta o médico apresentar apenas os laudos, é preciso publicar tudo isso cientificamente”, declarou.
Na ocasião, a vereadora convidou o Cremers para participar de nova reunião da Frente Parlamentar em Apoio aos Neurodivergentes, que discutirá o modelo para ampliação do Centro de Referência do Transtorno Autista (Certa+), e para a 5ª Caminhada Juntos pela Vida, no dia 14 de setembro. A reunião da parlamentar com o Conselho contou, ainda, com a presença da procuradora Michele Milanesi.

Texto: Letícia Bonato
Edição: Viviane Schwäger
- Publicado Em Notícias
Cremers alerta sobre a precarização do atendimento pediátrico em Canoas
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) recebeu com preocupação a notícia sobre a suspensão do atendimento nos novos leitos pediátricos do Hospital Universitário de Canoas (HU) por falta de médicos intensivistas.
Os leitos, inaugurados na última segunda-feira (21) como parte da Operação Inverno Gaúcho, não contavam com escalas médicas completas para garantir a assistência adequada. Informações encaminhadas ao Conselho relatam que uma única profissional precisou trabalhar por 36 horas ininterruptas para evitar que uma criança internada ficasse sem atendimento, evidenciando a gravidade da situação.
O Cremers reitera seu alerta sobre a precarização da assistência médica em Canoas, problema que vem sendo constantemente apontado pela entidade. O Conselho reforça seu compromisso de defender a boa prática médica e a qualidade da assistência à população, mantendo diálogo com gestores e fiscalizando os serviços para que situações como essa sejam solucionadas com a máxima urgência.
Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers)
- Publicado Em Destaques
Cremers entrega nova sede da delegacia seccional à comunidade de Pelotas
Como parte de sua estratégia de aproximação com os médicos do interior gaúcho, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) entregou, nesta sexta-feira (25), a nova sede da Delegacia Seccional de Pelotas, na Zona Sul do estado. O evento, realizado no átrio do Edifício Vanguarda, no bairro Parque Uma, onde fica localizada a nova sala, contou com as presenças do vice-presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, e dos conselheiros Pedro Funari Pereira, Mohamad Hassan Hamaoui e Fernanda Ronchetti Grillo – delegada do Cremers em Caxias do Sul – e do delegado da seccional de Rio Grande, Luciano Zogbi Dias. O Capitão de Fragata e membro da Câmara Técnica de Oftalmologia do Cremers, Luis Eugênio Gularte Lovato, também prestigiou a ocasião, além de convidados, autoridades da área da saúde e representantes dos hospitais e de universidades da região.
“Contaremos, a partir de agora, com um espaço que fica em um local moderno e acessível, com o objetivo de proporcionar um acolhimento mais adequado aos médicos da região. Essa entrega só reforça a nossa determinação de buscar estar sempre o mais próximo possível dos colegas médicos e da comunidade onde quer que estejam, ainda mais em uma região tão importante, como é a Zona Sul estado”, explicou Trindade.
Seis Delegacias Seccionais – O Cremers conta, atualmente, com seis Delegacias Seccionais em regiões estratégicas do interior do Rio Grande do Sul. Elas aproximam e facilitam o acesso dos médicos aos serviços oferecidos pelo Conselho. Assim como em Pelotas, também há sedes nas cidades de Passo Fundo, Ijuí, Santa Maria, Novo Hamburgo e Caxias do Sul, cuja nova sede foi entregue em dezembro do ano passado. Nas Delegacias, entre outros serviços, é possível retirar o registro profissional e fazer o cadastro biométrico e a cédula de identidade médica em cartão com chip – pré-requisitos para solicitar a certificação digital obrigatória para a prescrição de receitas, exames e atestados de forma on-line. O novo endereço da delegacia seccional de Pelotas fica na rua Suzana Cortez Balreira, 191/1005 (Edifício Vanguarda – Parque Una), e o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Texto: Antônio Bavaresco
Edição: Viviane Schwäger
Cremers inaugura nova sede da Delegacia de Pelotas nesta sexta-feira
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) inaugura, nesta sexta-feira (25), a nova sede da Delegacia Seccional de Pelotas, na Zona Sul do estado. O evento começa às 11h, e terá as presenças do vice-presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, de conselheiros e demais autoridades da área da saúde.
O novo endereço fica na rua Suzana Cortez Balreira, 191/1005 (Edifício Vanguarda – Parque Una), com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
“Contaremos, a partir de agora, com um espaço mais bem equipado e convenientemente localizado em Pelotas, com o objetivo de proporcionar um acolhimento mais adequado aos médicos da região”, explica Trindade.
Seis Delegacias Seccionais – O Cremers conta com seis Delegacias Seccionais em regiões estratégicas do interior do Rio Grande do Sul. Elas aproximam e facilitam o acesso dos médicos aos serviços oferecidos pelo Conselho. Assim como em Pelotas, também há sedes nas cidades de Passo Fundo, Ijuí, Santa Maria, Novo Hamburgo e Caxias do Sul, cuja nova sede foi entregue em dezembro do ano passado. Nas Delegacias, entre outros serviços, é possível retirar o registro profissional e fazer o cadastro biométrico e a cédula de identidade médica em cartão com chip – pré-requisitos para solicitar a certificação digital obrigatória para a prescrição de receitas, exames e atestados de forma on-line.
O quê: Inauguração nova Delegacia Seccional de Pelotas
Quando: sexta-feira (25), 11h
Onde: Rua Suzana Cortez Balreira, 191/1005 (Edifício Vanguarda – Parque Una)
Atendimento: De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h