Ação social da SBACV-RS e Cremers realiza 67 cirurgias, em Bento Gonçalves
Uma ação social pensada para beneficiar pessoas que estão na fila de espera do SUS marcou o início do XVII Conesul 2025, realizado em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha. Na quarta-feira (16), foram realizadas 67 cirurgias gratuitas. A partir desta quinta-feira (17), serão realizadas outras oito cirurgias com a participação do cirurgião Carlos Boné Salat, médico espanhol, pioneiro no desenvolvimento e na aplicação do tratamento a laser para varizes, convidado para liderar a iniciativa.

A ação solidária conta com o apoio do Cremers. “As cirurgias foram um sucesso. Integram um evento muito importante, tanto pelo intercâmbio e compartilhamento de novas técnicas, como para a conscientização sobre o cuidado com a saúde vascular”, explicou o presidente do Conselho, Régis Angnes. O conselheiro Jaber Saleh, coordenador das Delegacias Seccionais do Cremers, também participou do mutirão.
A iniciativa faz parte do XVII Conesul 2025 – III Encontro Gaúcho de Cirurgia Vascular e I Encontro Vascular Solidário, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional do Rio Grande do Sul (SBACV-RS), que acontece em Bento Gonçalves até sábado (19).
Texto: Antônio Bavaresco
Edição: Sílvia Lago
Defis do Cremers vistoria Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH)
A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) foi o destino da equipe do Departamento de Fiscalização (Defis) do Cremers na quarta-feira (16). A instituição, que já foi conhecida como Hospital Municipal de Novo Hamburgo, enfrentava dificuldades com escalas no bloco cirúrgico e equipamentos para anestesia.
Durante a vistoria, o diretor técnico Ricardo André da Rosa conduziu a equipe pelo bloco, que contém quatro salas de cirurgia e nove leitos de recuperação, mostrando os equipamentos usados em procedimentos anestésicos e apresentando as escalas médicas.
O hospital realiza procedimentos em cirurgia geral, neurocirurgia, traumato-ortopedia, cirurgia cardíaca e vascular. A Fundação atende pacientes de diversos municípios da Região Metropolitana – absorvendo, inclusive, parte da demanda que iria para Canoas, que enfrenta grave e prolongada crise.
Texto: Viviane Schwäger
Edição: Sílvia Lago
Painel sobre judicialização da Medicina reúne Cremers e OAB-RS
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção RS (OAB-RS) promovem, nesta sexta-feira (18), o painel “Judicialização da Prática Médica: Interfaces Legais e Ético-Profissionais”. O evento acontece das 9h às 12h, na sede do Cremers, em Porto Alegre.
A interferência cada vez maior das decisões judiciais sobre a atividade médica desafia médicos e juristas. Diante dessa realidade, as duas maiores entidades representativas dos médicos e advogados no Rio Grande do Sul farão uma análise do cenário complexo do exercício da Medicina sob a ótica dos recursos judiciais, que têm se tornado cada vez mais frequentes. Confira a programação:
Abertura
Dr. Eduardo Neubarth Trindade, vice-presidente do Cremers
Dra. Mariana Diefenthäler, presidente da Comissão Especial do Direito à Saúde da OAB-RS
Compartilhamento de dados de pacientes. Quais cuidados tomar?
Painelistas: Dra. Karin Anzolch – conselheira do Cremers, e Dr. Juliano Madalena – advogado
Moderador: Dr. Gustavo Corrêa – conselheiro do Cremers
Análise do Código do Consumidor na atividade médica (resultado x meio)
Painelista: Dra. Isabel Borjes
Moderadores: Dra. Fernanda Ronchetti – conselheira do Cremers, e Dr. Bernard Rodrigues Netto – procurador do Cremers
A relevância da Perícia Médica e dos laudos de assistentes técnicos nos processos judiciais
Painelistas: Dra. Adriana Petry – diretora do IML, Dr. Luis Fernando Moreira – perito ad Hoc da JFRS e TRF-4 e Dr. Thiago José Dal Bosco – conselheiro do Cremers
Moderador: Desembargador Marcelo Dornelles
O que aprendi trabalhando com Direito Médico?
Painelista: Dr. Igor Mascarenhas – advogado
Moderador: Dr. Eduardo Neubarth Trindade – vice-presidente do Cremers
O quê: Painel “Judicialização da Prática Médica: Interfaces Legais e Ético-Profissionais”
Quando: Sexta-feira, 18 de julho, das 9h às 12h
Onde: Sede do Cremers, em Porto Alegre
Texto: Antônio Bavaresco
Cremers capacita funcionários com curso de qualificação e desenvolvimento
Funcionários do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) receberam, na tarde de terça-feira (15), os certificados de conclusão do curso Qualificação e Desenvolvimento de Liderança, em cerimônia no auditório do Cremers, em Porto Alegre.
A certificação é uma das iniciativas da Diretoria do Conselho que incentiva o aprendizado e o crescimento profissional dos funcionários da autarquia.
O vice-presidente Eduardo Neubarth Trindade, que implementou a certificação durante sua gestão como presidente do Cremers, parabenizou os funcionários pela trajetória. “O crescimento adquirido durante a realização desse curso é inteiramente de vocês para aproveitarem como puderem dentro do Conselho”, enfatizou.
“Como cirurgiã, trabalho em equipe e não tenho dúvida de que a liderança faz crescer as pessoas que estão no nosso entorno. Um líder aproveita ao máximo as possibilidades de todos da sua equipe”, reforçou a segunda-secretária Laís Leboutte, que acompanha as iniciativas de educação continuada do Cremers voltada aos médicos.
João Vieira, do Departamento de Tecnologia e Informação, um dos funcionários certificados, resumiu a experiência na troca de conexões entre colegas de trabalho de diferentes áreas de atuação. “O que mais importa são as conexões que fizemos, é que os setores estejam alinhados e consigam fazer um bom trabalho”, definiu.
O curso envolveu 20 funcionários, com foco na construção de habilidades em áreas inter-relacionadas como autoconfiança, habilidades interpessoais, comunicação, liderança e controle de atitude, preocupações e tensões.
Texto: Letícia Bonato
Edição: Sílvia Lago
Cremers e CRF-RS promovem curso sobre prescrição e dispensação de medicamentos
O vice-presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, e a presidente do Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS), Giovana Ranquetat, reuniram-se na manhã desta quarta-feira (16) para alinhar a organização de um evento em parceria entre as duas entidades. Também participaram da reunião o conselheiro do Cremers, Fabiano Nagel, e a assessora da presidência do CRF-RS, Cristine dos Reis.
Com o tema “Prescrição e dispensação de medicamentos que exigem retenção de receita”, o encontro está previsto para o final de agosto, na sede do Cremers. A atividade reunirá casos clínicos observados por profissionais da Medicina e da Farmácia, promovendo uma discussão integrada sobre boas práticas.
“A parceria entre o Cremers e o CRF-RS, que não é nova, reforça o compromisso com a qualificação profissional e a segurança do paciente”, ressaltou Trindade. “Ao promovermos o diálogo técnico entre médicos e farmacêuticos, ampliamos a integração entre as áreas”, completou.
“O alinhamento entre a prescrição médica e a dispensação farmacêutica garante que o ciclo do cuidado seja coeso e eficaz. Essa colaboração estreita entre médicos e farmacêuticos resulta em um atendimento mais qualificado e seguro, minimizando riscos e promovendo a saúde da população”, afirmou Nagel. “A troca de conhecimentos e experiências enriquece ambas as profissões e beneficia diretamente quem mais importa: o paciente”, concluiu o conselheiro.
A partir dos debates, está prevista a elaboração de uma cartilha com orientações para médicos e farmacêuticos, contribuindo para a qualificação do atendimento e a segurança do paciente.
Texto: Clarice Passos
Edição: Sílvia Lago
SBACV-RS e Cremers promovem ação social durante o XVII Conesul 2025, em Bento Gonçalves
A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular – Regional do Rio Grande do Sul (SBACV-RS) promove ação social durante o XVII Conesul 2025 – III Encontro Gaúcho de Cirurgia Vascular e I Encontro Vascular Solidário, evento que acontece de 17 à 19 de julho, em Bento Gonçalves (RS).
Nesta quarta-feira (16), das 7h às 18h, serão realizadas 75 cirurgias gratuitas para pacientes que estão na fila de espera do SUS. As cirurgias acontecerão na UPA Bento Gonçalves, com a participação do cirurgião Carlos Boné Salat, médico espanhol, pioneiro no desenvolvimento e na aplicação do tratamento a laser para varizes, convidado para capitanear a ação.
A ação solidária conta com o apoio do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers). “Este é um evento muito importante, tanto pelos que serão efetivamente atendidos no mutirão, quanto pela conscientização para o cuidado com a saúde vascular”, explicou o presidente do Cremers e cirurgião vascular, Régis Angnes.
Texto: Antônio Bavaresco
Edição: Sílvia Lago
Diretoria do Cremers organiza evento com vereadores do Vale do Taquari
O presidente Régis Angnes e o vice-presidente Eduardo Neubarth Trindade receberam, na quinta-feira (10), na sede do Cremers, vereadores de municípios do Vale do Taquari para discutir fiscalizações. O encontro, organizado pelo gerente executivo Paulo Kohlrausch, contou com a presença das vereadoras de Cruzeiro do Sul Daiani Maria – que preside a Associação de Vereadores do Vale do Taquari (Avat) – e Marni Trentini Ledur, e do vereador de Anta Gorda Alvimar Tremea.
Foi acordado que o Cremers vai promover, a partir da segunda quinzena de agosto, eventos de orientação para os vereadores dos municípios da região. O objetivo é orientar os parlamentares sobre como podem fiscalizar os serviços de saúde de forma produtiva e resolutiva.
“Temos feito vistorias conjuntas com vereadores em Porto Alegre e está sendo muito proveitoso”, revelou o presidente Régis Angnes. O vice-presidente Eduardo Neubarth Trindade completou: “Podemos municiar as câmaras municipais e potencializar o alcance dessas fiscalizações”.
O procurador do Cremers Juliano Lauer também participou da reunião.
Texto: Viviane Schwäger
Edição: Sílvia Lago
Nota oficial sobre ameaça a médica no Hospital Santa Cruz
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) manifesta total repúdio ao episódio de ameaça e violência sofrido por médica plantonista do Hospital Santa Cruz, em Santa Cruz do Sul, na noite de 9 de julho de 2025.
A profissional, no pleno exercício ético e técnico de suas funções, foi covardemente ameaçada de morte após se recusar a fornecer atestado médico sem respaldo clínico, conduta que é dever do médico diante de solicitação injustificada.
O Conselho considera inaceitável qualquer forma de intimidação ou agressão contra médicos e outros profissionais da saúde, especialmente quando motivadas pelo cumprimento rigoroso dos princípios éticos da Medicina. Reforça que o atestado médico é um documento legal, que deve refletir a verdade dos fatos e a avaliação clínica, sendo vedada sua emissão por conveniência ou sob coação.
O Cremers está acompanhando de perto o caso e já está em contato com as autoridades competentes e com a direção do hospital. O Conselho prestará todo o apoio necessário à médica envolvida, bem como adotará as medidas institucionais cabíveis para que os envolvidos sejam devidamente responsabilizados.
O Cremers reitera seu compromisso com a valorização da Medicina, a proteção do exercício profissional e a segurança dos médicos em todos os ambientes de atuação.
Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers)
- Publicado Em Destaques
Observatório vai monitorar a violência contra profissionais de saúde
Reunião na Secretaria Estadual de Segurança Pública, na manhã desta quinta-feira (10), tratou sobre os episódios de violência contra profissionais de saúde praticados por terceiros, em emergências e hospitais do Rio Grande do Sul. A segunda-secretária do Cremers, Laís Leboutte, participou do encontro.
Na conversa com o secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, foi definida a inclusão de aba específica nos boletins de ocorrência on-line para a violência envolvendo profissionais de saúde. Além disso, foi aprovada a criação do Observatório de Combate à Violência contra os Profissionais da Saúde, que será coordenado pelo Major Nogueira, que atualmente comanda o Observatório Geral da SSP-RS.
“A violência contra os médicos vem crescendo, mas não são apenas os médicos que sofrem agressões nos postos de saúde. Todos os profissionais da cadeia de atendimento estão expostos. Precisamos de medidas rápidas e efetivas”, relatou Leboutte.
O secretário admitiu a curva crescente de casos, e apontou a subnotificação, que dificulta o combate a esse tipo de ocorrência. “O crime mais fácil de ser combatido é aquele que acontece nas ruas. Já os crimes nos ambientes privados, como o feminicídio, ou públicos, porém fechados, como os de agressão a profissionais de saúde, dependem da proatividade da vítima para melhor abordagem”, explicou Caron.
Cremers combate violência em postos de trabalho
O Cremers vem atuando no combate à violência contra médicos em seus postos de trabalho. Em maio, o Conselho lançou a cartilha ‘Segurança e Saúde’, elaborada em parceria com a SSP-RS, publicação dirigida a profissionais que atuam nos serviços de emergência e urgência. Além disso, publica em suas redes sociais campanha de informação sobre como médicos e suas equipes devem atuar em casos de violência.
Texto Antônio Bavaresco
Edição: Sílvia Lago
- Publicado Em Notícias
Cremers participa de reunião do Conselho do Plano Rio Grande no Palácio Piratini

O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Eduardo Neubarth Trindade, que é membro do Conselho do Plano Rio Grande do governo do Estado, participou de reunião de apresentação de ações, nesta quinta-feira (10), para a reconstrução do Rio Grande do Sul, no Palácio Piratini.
O governador Eduardo Leite, acompanhado do vice-governador Gabriel Souza, apresentou detalhes de ações de governo já concluídas ou em andamento com relação à dragagem, ao desassoreamento e à batimetria de corpos hídricos. Ao final do encontro, foi anunciada a abertura de consulta pública para o zoneamento ambiental do Guaíba, nova etapa das estratégias do plano.
Durante a apresentação de ações, Leite enfatizou o assessoramento de especialistas. “Na pandemia, ouvimos a ciência e, desta vez, não será diferente”, afirmou. O anúncio da consulta pública, que será realizada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a partir de sexta-feira (11), foi precedida por conclusões e análises do Comitê Científico.
Cremers no Plano Rio Grande
O Conselho do Plano Rio Grande, grupo instituído pelo Decreto 57.647 de 3 de junho de 2024, é responsável por propor, avaliar, receber e encaminhar demandas e sugestões da sociedade civil organizada sobre o plano de reconstrução do estado após a enchente histórica de 2024.
Além do vice-presidente do Cremers, o Conselho é composto pela representação de outras entidades da sociedade civil, setor público e iniciativa privada.
Texto: Letícia Bonato
Revisão: Sílvia Lago
Fotos: Joel Vargas/GVG