No próximo dia 08, a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre lança oficialmente o Plano de Enfrentamento à Tuberculose. A solenidade acontece às 14h no auditório do Cremers (Av. Princesa Isabel, 921), em Porto Alegre. O Cremers é parceiro do município nessa estratégia.
A tuberculose é a doença infecciosa com maior mortalidade no mundo, sendo um grave problema de saúde pública. Porto Alegre é a quarta capital brasileira com o maior coeficiente de incidência da doença (80,4/ 100 mil habitantes) e uma alta taxa de abandono do tratamento (aproximadamente 24%) e uma baixa taxa de cura (aproximadamente 56%).
Para melhorar este cenário a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre está lançando o Plano de Enfrentamento à Tuberculose. O Plano contém estratégias que vêm sendo implementadas desde 2018, visando melhorar o diagnóstico, tratamento e prevenção da doença .
Dentre as principais estratégias destacam-se a criação de novas formas de acesso eletrônico (email monitorasms@gmail.com , telefone/whatsapp 51 992470496) de referência para médicos de toda a rede que atenderem pacientes com suspeita/diagnóstico de tuberculose para realização de transição de cuidados e encaminhamento dos pacientes para sua instituição de referência para seguimento do tratamento.
Além disso um novo modelo de monitoramento foi constituído, com contato semanal com pacientes em tratamento de tuberculose, verificação da tomada da medicação utilizando aplicativos de videoconferência (telemedicina) e monitoramento de todos os sistemas de informação da rede e das unidades de saúde da Atenção Primária.
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre