Foi lançado nesta sexta-feira, dia 8, na sede do Cremers, o Plano de Enfrentamento de Tuberculose em Porto Alegre. Estiveram presentes o presidente do Cremers, Eduardo Trindade e diretores da entidade; o prefeito Nelson Marchezan Jr.; o Secretário Municipal da Saúde, Pablo Stürmer, a diretora do Telessaúde, Juliana Nunes Pfeil e o representante do programa nacional contra a tuberculose, Stefano Barbosa.
Na abertura do evento, a diretora do Telessaúde apresentou dados epidemiológicos sobre os casos de tuberculose no Brasil e Porto Alegre, e o plano municipal de enfrentamento à doença.
Em seguida, o secretário de saúde Pablo Stürmer destacou que é importante realizar um monitoramento dos casos da doença desde a atenção primária na saúde, e que desde quando integrava as Câmaras Técnicas do Cremers o assunto já fazia parte dos encontros.
Na sequência, falou o representante do programa nacional contra a Tuberculose, Stefano Barbosa. Ele explicou o funcionamento do plano, enfatizando que é preciso planejar e pensar como é possível atingir a população e como controlar quem faz o tratamento da tuberculose até a cura.
Logo após, o presidente do Cremers, Eduardo Trindade, disse que a entidade vai participar ativamente do projeto, assim como os médicos. “A equipe do prefeito poderá contar sempre com o Conselho para ações pela saúde da população”, frisou.
Por fim, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr., destacou que, mesmo sendo difícil, é preciso saber cuidar da saúde de todos os moradores da Capital, e que é necessário buscar novos formatos para ampliar o atendimento. Reiterou a importância do trabalho em equipe, agradecendo ao Cremers e a seu presidente pela parceria.
– O apoio do Cremers às pautas de saúde da prefeitura tem sido valioso.