Estão abertas, até a quinta-feira (19), as inscrições para o processo seletivo do Programa de Doutoramento em Bioética promovido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). A iniciativa busca fomentar a formação acadêmica qualificada na área, contribuindo para o aprimoramento da reflexão ética e do exercício profissional da Medicina.
As inscrições são direcionadas aos médicos com inscrição ativa nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) e residentes no Brasil. O programa com duração de três anos letivos será realizado em formato híbrido com encontros presenciais na sede do CFM, em Brasília (DF), e na FMUP, em Porto (Portugal), além de atividades por videoconferência.
São oferecidas 20 vagas, sendo 5% delas reservadas para pessoas com deficiência (PcD). O processo seletivo é composto por duas etapas principais: a avaliação de uma monografia sobre tema relacionado à Bioética e a análise do Currículo Lattes do candidato.
Para ser classificado, o candidato deve alcançar uma nota final mínima de 70 pontos. Os critérios de desempate são, em ordem, a maior nota na monografia e a maior nota na avaliação curricular.
Os interessados devem enviar a documentação necessária, incluindo a ficha de inscrição, monografia e Currículo Lattes, para o e-mail seriatc@portalmedico.org.br. É fundamental que os candidatos leiam atentamente os editais para conhecer os detalhes e requisitos do processo seletivo.
Confira mais informações abaixo (clique para ler):
PROGRAMA DE DOUTORAMENTO EM BIOÉTICA – EDITAL 2026
RETIFICAÇÃO 1
Texto: Sílvia Lago
Edição: Letícia Bonato




