
A conselheira Silzá Tramontina representou o Cremers no ato de reinstalação da Frente Parlamentar de Promoção à Saúde Mental da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, realizado nesta quinta-feira (22). O grupo, liderado pela vereadora Tanise Sabino, se dedica a ações de prevenção e tratamento relativas a transtornos mentais na capital.
Tramontina comemorou a retomada dos trabalhos. “A maioria dos transtornos mentais começa na infância, e precisamos encarar esse quadro de frente. Desde 2010, especialmente, vemos uma epidemia de depressão entre crianças e adolescentes pelo excesso de uso dos smartphones. O trabalho de prevenção é fundamental”, alertou.
O secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, apresentou resultados do trabalho das equipes multiprofissionais na assistência básica em Porto Alegre. “Está prevista a criação de cinco novos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) até novembro”, revelou.
Na ocasião, a Frente ainda ouviu depoimentos de populares sobre atendimentos na rede pública de atenção à saúde mental e apresentou a prestação de contas de suas atividades no ano anterior.
Texto: Viviane Schwäger
Edição: Clarice Passos