Com o objetivo de qualificar ainda mais as Câmaras Técnicas (CTs) do Cremers, a diretoria do Conselho aprovou a Resolução 04/2023, que dispõe sobre o funcionamento desse órgão consultivo. Agora, além de indicar nomes para a composição das câmaras, as sociedades de especialidades médicas terão pelo menos um assento garantido em cada grupo.
A medida aproxima o Cremers das sociedades de especialidades, que dispõem de aprofundado conhecimento nas mais diversas áreas da Medicina. Segundo o presidente Carlos Sparta, “isso irá qualificar os pareceres com embasamento técnico de quem está por dentro dos assuntos científicos mais relevantes do momento”.
Clique aqui para ler a íntegra da Resolução 04/2023
O que são as Câmaras Técnicas do Cremers?
As Câmaras Técnicas foram instituídas no âmbito da estrutura organizacional do Cremers através da Resolução Cremers nº 04/2000, atendendo à necessidade de posicionamento técnico especializado sobre assuntos específicos da atividade profissional médica. Atualmente, o Cremers conta com 53 Câmaras Técnicas. Sendo um órgão consultivo, elas têm como principal atribuição avaliar e emitir pareceres no âmbito das respectivas especialidades, só não lhes cabendo interferir no andamento de sindicâncias envolvendo profissionais e assuntos dessas mesmas áreas.
A Resolução 01/2007 criou o cargo de Coordenador das Câmaras Técnicas, com a finalidade de agilizar a coordenação das diversas CT do Cremers. Consultas podem ser encaminhadas ao email ct@cremers.org.br