O Painel Eleições 2024 Cremes reuniu, na noite desta quinta-feira (29), no auditório do Conselho, os candidatos à prefeitura de Porto Alegre com representação no Congresso Nacional para falar sobre saúde pública, uma das áreas que mais preocupa a população. Participaram Felipe Camozzato (Novo), Maria do Rosário (PT) e Sebastião Melo (MDB). Juliana Brizola (PDT) não compareceu por motivo de saúde.
Os médicos e a sociedade tiveram a oportunidade de conhecer as propostas e saber o que os candidatos pensam sobre os rumos da saúde na capital e na Região Metropolitana.
Com a presença massiva dos conselheiros, o presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, abriu o encontro, ressaltando a importância de receber os candidatos para uma troca de ideias sobre políticas públicas na área da saúde. “É uma honra receber os candidatos à prefeitura de Porto Alegre no Conselho. O Cremers, como órgão de fiscalização da boa Medicina, amplia o diálogo e leva à sociedade informações sobre uma área essencial que impacta na vida de todos os gaúchos”, destacou Trindade.
Dividido em cinco blocos, o painel iniciou com a apresentação dos candidatos. Por sorteio, Maria do Rosário foi a primeira a falar, e destacou a importância da iniciativa do Cremers. “Os conselhos profissionais têm função fundamental para o cumprimento dos princípios éticos de cada profissão, mas também para análise e avaliação da qualidade da política pública apresentada e executada”, disse. Falou da necessidade de alterar o modelo de gestão da saúde. “O novo modelo deverá ser baseado em desenvolvimento econômico, valorização das carreiras públicas e diminuição das terceirizações”, afirmou.
Melo foi o segundo a falar. Destacou a ampliação dos serviços oferecidos à população em sua gestão e a importância das parcerias com instituições privadas de saúde, e também citou a evolução das equipes de saúde da família. “Em 2004, Porto Alegre contava com 50 equipes de saúde da família. Hoje, são 389, considerado um dos melhores indicadores do Brasil. O bom funcionamento da atenção básica contribuiu para desafogar os hospitais”, salientou.
Camozzato ressaltou a importância de debater o tema da saúde, especialmente após a pandemia e depois da catástrofe climática que atingiu o estado. Entre as propostas para qualificar a saúde pública, citou a ampliação do tratamento de esgoto, que contribui para prevenir doenças, a valorização da carreira médica e a melhor utilização da telemedicina.
O Painel Eleições 2024 Cremes está disponível no YouTube do Conselho (@CremersOficial).
Texto: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago