Começou nesta segunda (14), em Caxias do Sul, na serra, mais uma série de capacitações oferecidas de forma gratuita pelo Cremers aos médicos gaúchos.
O Pediatric Advanced Life Support (PALS), ou Suporte Avançado de Vida em Pediatria, ocorre até a próxima quarta (16), sendo distribuído em três turmas de oito alunos, com 24 participantes no total. A capacitação destaca a abordagem sistemática do doente pediátrico crítico e o atendimento básico e avançado de todos os ritmos de parada cardiorrespiratória, assim como o atendimento de taquiarritmias, bradiarritmias e o manejo sistemático do pós-retorno da circulação espontânea.
Já no sábado (19) e no domingo (20), é a vez do Advanced Trauma Life Support (ATLS), ou Suporte Avançado de Vida no Trauma, que traz uma abordagem concisa e sistemática do tratamento para pacientes com trauma. Ao todo, 16 médicos estão inscritos. Entre os tópicos a serem estudados, estão avaliação e tratamento de trauma musculoesquelético, lesões provocadas por queimaduras e frio, trauma pediátrico, geriátrico e em gestantes.
Todos os participantes receberão certificado internacional. “São assuntos de extrema relevância para o dia a dia da profissão. Esperamos que contribua para aprimorar ainda os conhecimentos dos colegas”, ressalta o presidente do Cremers, Carlos Sparta.
No fim de semana, também haverá capacitação em Lajeado, no Vale do Taquari. No município, será ministrado o Advanced Medical Life Support (AMLS), ou Suporte Médico Avançado de Vida, que tem como foco o doente em condição crítica em cenário pré-hospitalar.
Esse é o maior investimento em educação médica realizado na história do Conselho. Ao todo, serão capacitados 244 médicos em 11 municípios gaúchos.