O coordenador das Câmaras Técnicas do Cremers, Manoel Trindade, acompanhou, na manhã desta quinta-feira (12), a fiscalização feita pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara de Vereadores de Porto Alegre ao Hospital Porto Alegre (HPOA).
A vistoria teve como objetivo apurar denúncias encaminhadas aos parlamentares sobre atrasos no pagamento de profissionais de saúde, condições precárias de atendimento e risco de desassistência à população.
Durante a agenda, Trindade informou que o Cremers aguarda retorno da gestão do hospital sobre apontamentos feitos na última fiscalização do Conselho, além da indicação de um diretor técnico, profissional responsável pelo exercício ético e legal da Medicina na instituição.
“O Cremers realizou fiscalização no HPOA e identificou demandas que, até o momento, seguem sem solução. Vivemos um cenário de grave crise na saúde pública do estado, em situação de calamidade, e é fundamental que medidas efetivas sejam adotadas com urgência para garantir a assistência adequada à população”, afirmou.
Reinaugurado em outubro de 2024, após as enchentes, o HPOA é gerido pela S3 Gestão em Saúde há um ano e dois meses. A estrutura conta com seis andares e capacidade para 120 leitos, sendo que, atualmente, 50 estão em operação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Texto: Samuel Morais (com supervisão de Sílvia Lago)




