O Cremers, representado pelo coordenador das Delegacias Seccionais, Jaber Saleh, participou da primeira reunião de 2024 da Academia Passo-Fundense de Medicina (APFM), ocorrido na segunda-feira (25) no auditório da instituição, em Passo Fundo.
No encontro, os representantes de entidades médicas debateram as ações realizadas em defesa da Medicina e do médico, ressaltando a importância da educação médica continuada e do exercício ético da profissão.
Em sua apresentação, Saleh apresentou o cenário da Medicina no Rio Grande do Sul, que conta com 39 mil médicos registrados.
‘’Existe uma inversão na oferta de médicos em relação à população. Municípios com menor número de habitantes são os que têm maior carência de médicos’’, afirmou. Também ressaltou que a abertura de novas vagas e escolas de Medicina não vão resolver o problema da desigualdade de distribuição de profissionais. “Não faltam médicos. Falta estrutura de atendimento em saúde para fixar o médico nas localidades mais afastadas dos grandes centros e melhor atender à população”, salientou.
Apresentou, ainda, a estrutura, o funcionamento e as atribuições do Cremers, destacando a atuação em defesa da ética na Medicina, das condições adequadas de trabalho e da prestação do serviço de saúde de qualidade à população.
Texto: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago