
O Cremers promoveu, ao longo de 2024, em parceria com o jornal Zero Hora, o Painel Zero Hora Talks. Reunindo representantes do setor público, entidades empresariais e hospitais filantrópicos, a série de eventos integrou a iniciativa Saúde 2035, que discute os desafios da assistência no estado e propõe soluções práticas e viáveis visando a próxima década.
Na primeira edição, no final de outubro, o presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, destacou a importância da colaboração entre o Conselho e os governos municipais e estadual para o desenvolvimento de políticas públicas de longo prazo voltadas para a saúde. Segundo Trindade, o foco deve ser a criação de um sistema de saúde mais eficiente e acessível, capaz de responder melhor às demandas da população. Ele considera especialmente importantes os impactos no cenário pós-enchentes, em que o sistema foi bastante afetado, e pós-pandemia, em que a demanda reprimida causou sérios atrasos em tratamentos.
Durante o painel, foram apresentados dados que refletem as dificuldades enfrentadas no setor: cerca de 43,7% dos gaúchos dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, uma pesquisa mostrou que 40% dos entrevistados relataram insatisfação com a lentidão nos atendimentos, especialmente no tempo de espera para consultas com especialistas e cirurgias.
Os debates concentraram-se na busca de soluções para agilizar os atendimentos e otimizar o uso de recursos, com a intenção de reduzir filas e melhorar o acesso dos cidadãos ao sistema de saúde em todos os níveis.
ACESSE O HOTSITE DO EVENTO COM TODO O CONTEÚDO!

Texto: Antônio Bavaresco
Edição: Viviane Schwäger