O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, e a segunda-secretária do Conselho e diretoria regional da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait), Maria Fernanda Detanico, receberam, nesta sexta-feira (28), a vice-presidente nacional da Sbait, Roberta Rigo Dalcin, o integrante da Sociedade e diretor científico do Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre (HPS), Ricardo Breigeiron, e o diretor-adjunto do Departamento de Regulação Estadual (DRE) da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Rogério Fett Schneider.
Foram discutidas medidas para capacitação das unidades de saúde de referência para emergências e valorização do cirurgião do trauma. “Cerca de 150 mil pessoas morrem por ano em decorrência de acidentes de trânsito. Melhorias na qualidade de atendimento ao paciente, desde a emergência até a cirurgia, que deve ser feita por cirurgião do trauma, são essenciais para salvar vidas”, salientou Dalcin.
A necessidade de sensibilizar os deputados estaduais para a importância do aporte de recursos por emendas parlamentares destinadas aos hospitais para que possam investir em centros de trauma também foi debatida. Na oportunidade, o presidente do Cremers entrou em contato com Dr. Thiago Duarte para agilizar a instalação da Frente Parlamentar pela Organização e Qualificação dos Serviços de Trauma do RS. O colegiado, liderado pelo deputado, terá o propósito de apoiar e dar suporte e assistência à prevenção e ao tratamento das vítimas de trauma no estado.
“O Cremers reconhece que a cirurgia do trauma é especialidade à parte da emergência e tem área de atuação definida. O Conselho coloca a estrutura à disposição e, por meio das Câmaras Técnicas, buscará contribuir para melhorar a qualidade da atenção médica às vítimas”, disse Trindade.
Texto e foto: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago