O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Eduardo Neubarth Trindade, e os conselheiros do Departamento de Fiscalização (Defis), Paulo Ernesto Gewehr Filho e Mohamad Hassan Hamaoui, reuniram-se com o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e demais gestores da saúde no município. O encontro ocorreu no final da tarde de sexta-feira (10), em Canoas.
Os representantes do Cremers entregaram ao prefeito de Canoas os relatórios das vistorias efetuadas no Hospital Universitário (HU) e no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). Trindade ressaltou que a fiscalização aponta irregularidades nos setores vistoriados, seguindo critérios claros e objetivos, que são estabelecidos por Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM). Também reforçou que o Cremers é um órgão de proteção da Medicina, das condições éticas de trabalho dos médicos e da saúde da população, e que busca soluções para o atendimento e a assistência em saúde com qualidade.
‘’Não vamos deixar de assinalar o que tiver que ser apontado. O relatório é uma radiografia das instituições de saúde para que os dirigentes possam corrigir falhas e implementar melhorias sugeridas pelas equipes de fiscalização’’, salientou o presidente.
O prefeito de Canoas ressaltou que a administração está empenhada em buscar equilíbrio para a saúde do município. ‘’Há convergência da gestão e dos diretores técnicos das instituições em trabalhar para corrigir as falhas apontadas nos relatórios’’, afirmou.
Trindade colocou a estrutura do Cremers à disposição da gestão municipal, no sentido de esclarecer dúvidas em relação aos apontamentos: “A fiscalização tem caráter educativo, e o relatório pode ser utilizado como ferramenta de gestão para os hospitais”.
A reunião contou com a presença do secretário de Saúde de Canoas, Felipe Martini, e diretores dos hospitais vistoriados, que fizeram considerações sobre os dados apontados nos relatórios. Também houve comprometimento em resolver os apontamentos.
O relatório do Hospital de Pronto Socorro (HPS), que foi vistoriado na sexta-feira, já foi encaminhado ao município de Canoas.