Na próxima semana, cinco cidades do interior do Rio Grande do Sul receberão os serviços do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers): Rosário do Sul, Alegrete, Uruguaiana, Santiago e São Borja. O atendimento irá ocorrer das 09h às 18h nos hospitais dos municípios.
Os médicos poderão atualizar dados cadastrais, fazer o cadastramento biométrico e encaminhar o pedido da Cédula de Identidade Médica (CIM) em cartão policarbonato com chip e digital – pré-requisitos para obter a certificação digital.
Além disso, os certificados digitais também poderão ser solicitados gratuitamente, uma vez que serão obrigatórios para prescrições no site ou aplicativo do Cremers a partir de 30 de junho.
No caso da segunda via da CIM, antes da etapa presencial, é necessário fazer um pré-cadastro no Espaço do Médico, no site do Cremers, seguindo o passo a passo abaixo:
– Acessar cremers.org.br
– Clicar em “Espaço do Médico”
– Buscar o menu “Serviços”
– Acessar “Segunda Via”
– Anexar os documentos necessários (certidão de quitação eleitoral e documento de identificação)
– Pagar a taxa de R$115, conforme regulamentação do CFM
Após seguir essas instruções, é só comparecer no hospital, portando documento de identificação com foto.
A iniciativa é uma continuação do Cremers Itinerante, projeto que visa facilitar o acesso dos médicos ao conselho. Somente em 2022, foram realizados mais de 500 atendimentos em seis estabelecimentos de saúde, como o Hospital Dom João Becker, em Gravataí, e os Hospitais de Caridade e Beneficência, em Cachoeira do Sul.
“A nossa ideia é nos aproximar dos médicos do interior do Rio Grande do Sul, evitando que eles precisem se deslocar até a Capital para utilizar os nossos serviços”, explica o presidente do Cremers, Carlos Sparta.
Confira as datas, as cidades e os locais de atendimento:
24/04 – Rosário do Sul – Hospital de Caridade Nossa Senhora Auxiliadora
25/04 – Alegrete – Hospital Santa Casa
26/04 – Uruguaiana – Santa Casa de Uruguaiana
27/04 – Santiago – Sociedade de Medicina de Santiago
28/04 – São Borja – Hospital Ivan Goulart