O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, e o coordenador do Departamento de Fiscalização (Defis), Luciano Haas, participaram de reunião com o governador Eduardo Leite nessa terça-feira (5). Promovido pelo executivo estadual para explicar o aumento da alíquota modal do ICMS no estado, o encontro ocorreu na Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs).
Na ocasião, Leite apresentou a proposta de aumento da alíquota para 19,5%. A medida pretende recompor a arrecadação em quase meio ponto percentual do PIB. De acordo com o governador, a mudança se deve à Reforma Tributária aprovada recentemente pelo Congresso Nacional.
Também estiveram presentes a conselheira federal Tatiana Della Giustina, representando o CFM; o presidente da Amrigs, Gerson Junqueira Júnior; o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos; e o secretário adjunto da Fazenda, Itanielson Dantas Cruz.
As reuniões para apresentação da proposta estão sendo realizadas com diferentes setores da sociedade. Além do aumento do ICMS, também foram abordados outros temas relacionados à economia do estado, como a situação da dívida pública e o déficit previdenciário.
Texto: Leonardo Fidelix (estagiário de jornalismo, sob supervisão de Sílvia Lago)