A coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defis) do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Laís Laboutte, participou, nesta segunda-feira (22), da visita técnica ao Instituto Psiquiátrico Forense (IPF). A vistoria foi promovida pelos deputados estaduais Dr. Thiago Duarte e Jeferson Fernandes, membros da Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa.
Todas as áreas da instituição foram visitadas, e a comitiva constatou a falta de recursos humanos – principalmente nas áreas médica, de enfermagem e de assistência social – para atender aos 191 detentos com problemas psiquiátricos assistidos no IPF. Também foi avaliada a necessidade de adequação na área física de algumas unidades do estabelecimento e de criação de ambientes para o desenvolvimento de atividades, como terapia ocupacional.
Ao final da visita, ficou ajustada a elaboração de documento, a ser assinado pelas entidades participantes, com propostas de soluções aos problemas apresentados, que será encaminhado aos órgãos competentes.
A visita contou com a presença de representantes do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Conselho Regional de Enfermagen (Coren-RS), Conselho Regional de Psicologia (CRP-RS) e Sindicato dos Servidores do Estado do RS.