O Cremers foi uma das entidades convidadas a participar da Semana Acadêmica de Medicina da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), que aconteceu nos dias 1º e 2 de outubro. A conselheira Karin Anzolch representou o Conselho, levando uma mensagem de união e acolhimento aos estudantes.
O tema do evento, “Libertação, Inclusão e Solidarismo após a Tempestade”, recordou a tragédia das enchentes no estado em maio. Anzolch refletiu que a catástrofe não trouxe apenas destruição material, mas também desafios humanitários, emocionais e de saúde pública que ainda ecoam. “Em meio à adversidade, fomos lembrados da força da solidariedade e da importância de uma Medicina humanizada, que ultrapassa as paredes dos hospitais e chega aos corações e aos lares das pessoas”, afirmou.
A conselheira também falou sobre as atribuições do Cremers, em especial como entidade guardiã da boa Medicina, e salientou que os acadêmicos de hoje poderão ser os conselheiros do futuro: “Espero que todos aqui sejam inspirados a refletir sobre como podemos continuar a contribuir para a reconstrução não apenas de casas, mas também de vidas. Que a Medicina que escolhemos praticar seja um instrumento de transformação e solidariedade”.
A Semana Acadêmica de Medicina é um evento anual organizado pelo Centro Acadêmico de Medicina da Ulbra (Camu).
Texto: Viviane Schwäger
Edição: Sílvia Lago