O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) promoveu, nesta quarta-feira (05), um curso sobre Comissões Hospitalares Obrigatórias, em parceria com a Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH).
Voltado a profissionais de saúde em geral, a capacitação gratuita contou com mais de 200 inscritos, em formato híbrido: presencial, no auditório do campus II da Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, e virtual.
O presidente da FSNH, Augusto Rafael Lengler Vargas, e o presidente do Cremers, Carlos Sparta, fizeram a abertura do evento. “Estamos atuando fortemente na área da capacitação médica. No ano passado, capacitamos mais de quatro mil médicos, em diversas cidades gaúchas”, destacou Sparta.
O Conselheiro do Departamento de Fiscalização e da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame), Marcos André dos Santos, falou sobre a legislação de 2002 do Conselho Federal de Medicina (CFM) que tornou obrigatória a
criação da Comissão de Revisão de Prontuários nas instituições de saúde. Já a Procuradora do Cremers, Vanessa Schmidt Bortolini, esclareceu os aspectos legais do prontuário.
Na sequência, o Primeiro-secretário André Martins de Lima Cecchini informou sobre as atribuições dos membros da Comissão de Revisão de Óbitos, atentando para a necessidade de serem avaliados todos os óbitos ocorridos em cada serviço de saúde.
Por fim, o Corregedor do Cremers, Carlos Isaia, destacou o papel da Corregedoria na análise de denúncias e na abertura de sindicâncias e processos ético-profissionais no conselho. Antes do encerramento, foi aberto um espaço para o esclarecimento de dúvidas.
Todos os participantes receberão certificado. O link com o video na íntegra será disponibilizado em breve.
Próximos cursos – No dia 19 de abril (quarta), o Cremers promove mais um curso gratuito, desta vez sobre Atestado de Óbito. A capacitação ocorre a partir das 18h em formato híbrido: presencial, no auditório do Cremers (Av. Princesa Isabel, 921 – Santana – Porto Alegre), ou virtual. Clique aqui para se inscrever.