O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, o vice-presidente Luiz Carlos Diniz Barradas e o gerente executivo Carlos Alberto dos Santos receberam, na tarde desta segunda-feira (8), o comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, que esteve na sede da autarquia acompanhado pelo capitão dos Portos de Porto Alegre, capitão de Mar e Guerra Rodrigo da Silva Tavares.
Trindade ressaltou que entre os objetivos da atual gestão do Conselho estão atuar mais próximo da sociedade, ampliar a função social da entidade e estreitar a relação com demais instituições, entre elas, a Marinha. ‘Colocamos a estrutura do Cremers à disposição para dar suporte técnico e científico, por meio das Câmaras Técnicas de Especialidades, além de incentivar profissionais a atuar como médico na Marinha’’, disse o presidente. Ressaltou, ainda, que o Rio Grande do Sul é um polo de formação de médicos.
O comandante do 5º Distrito Naval solicitou apoio do Conselho para auxiliar na divulgação de informações e estimular o ingresso de médicos especialistas na Marinha para viabilizar a ampliação do atendimento. “Existe a possibilidade de atuação em turnos, junto com o trabalho na iniciativa privada. Dessa forma, o médico pode ter uma experiência de dois a três anos na Marinha e, com isso, teremos profissionais capacitados e nas mais diversas especialidades”, complementou.
Foram discutidos os desafios do setor da saúde, a importância de políticas públicas para dar condições de trabalho aos profissionais e atendimento à população, além da luta pela formação médica de qualidade e contra a abertura desenfreada de novos cursos de Medicina no país.
O presidente do Cremers presenteou as autoridades militares com o livro dos 70 anos do Conselho, e recebeu do comandante a obra Marinha do Brasil – Protegendo Nossas Riquezas, Cuidando da Nossa Gente.
A reunião contou ainda com a presença do capitão de Mar e Guerra, Márcio Abel da Silva Longo, e do segundo-tenente César Bezerra da Silva.
Texto: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago
Foto: Leonardo Fidelix