Para aproximar cada vez mais o Conselho Regional de Medicina de alunos e professores das instituições de ensino e acompanhar de perto a formação médica, o presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, realizou uma série de reuniões com os gestores das Faculdades de Medicina do Rio Grande do Sul.
No final da tarde de quarta-feira (18), Trindade conversou com os coordenadores da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Na manhã de quinta-feira (19), as reuniões ocorreram com coordenadores dos cursos de Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e da Atitus Passo Fundo.
O objetivo foi definir uma agenda de encontros nas Universidades para levar informações e experiências práticas sobre o funcionamento, a atuação e as principais atribuições do Conselho.
“Desde o início da atual gestão, a aproximação com acadêmicos e professores é uma das prioridades para contribuir com a formação médica de qualidade. O Conselho não pode ser percebido como órgão punitivo, mas sim pedagógico e educativo”, disse o presidente.
“É importante esclarecer a classe médica, os alunos de Medicina e a população sobre a atuação do Conselho. Mais do que cumprir sua função cartorial de emissão de registros e documentação, o Cremers é o órgão que regulamenta e fiscaliza a atuação técnica e ética da atividade médica, combate o exercício ilegal e irregular da profissão e garante a qualidade do serviço prestado à população”, salientou.
Os gestores dos cursos de Medicina saudaram a iniciativa do Cremers e se colocaram à disposição para estreitar o relacionamento com o Conselho, salientando a importância da disposição da entidade em acompanhar de perto e contribuir para a formação dos futuros médicos.
Texto: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago