O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) registrou gratuitamente, nos primeiros três meses de 2023, 1.249 novos médicos especialistas. Apenas no mês de março, foram 988 registros. O maior número de profissionais com registro de qualificação de especialista (RQE) foi de Clínica Médica (241 registros), seguido de Pediatria (127 registros) e Ginecologia e Obstetrícia (104 registros).
A gratuidade faz parte de uma campanha do Cremers, com duração de 180 dias, para incentivar os médicos a fazerem o seu registro. “Ficamos contentes que os colegas estão aproveitando essa oportunidade”, afirma o presidente do Cremers, Carlos Sparta. Em todo o ano passado, foram emitidos 1.685 RQEs.
A ação vai até 31 de julho e é direcionada a profissionais que concluíram a residência médica ou foram aprovados nos exames de título das Sociedades Médicas.
Por que fazer o RQE?
Além de proporcionar segurança jurídica ao médico, o RQE também garante ao paciente que será atendido por um profissional com conhecimento aprofundado na área. Além disso, segundo a Resolução CFM 1.974/11, sem o número de RQE, o médico não pode anunciar no cartão, no receituário ou em qualquer material de divulgação que é especialista.
Solicite pelo site do Cremers de forma gratuita
Todo o processo é feito de forma on-line, através do Espaço do Médico, no site do Cremers. Para concluir a solicitação, é necessário anexar o Certificado de Conclusão da Residência Médica credenciada pela CNRM/MEC ou Título de Especialista conferido pela AMB. Assim que deferido pela Comissão de Registro de Especialista do Cremers, o Certificado de Registro da Especialidade estará disponível no Espaço do Médico, na aba “Serviços”.