O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, participou, nesta segunda-feira (11), da apresentação do projeto de revitalização e expansão do Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre (HPS), que marca o início das comemorações dos 80 anos da instituição, que será celebrado em abril de 2024.
Na presença de autoridades, entre elas o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, secretários municipais, empresários, parlamentares e representantes de entidades médicas, o projeto foi apresentado pela diretora-geral do HPS, Tatiana Breyer, e pelo secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter.
Trindade manifestou apoio à iniciativa que irá ampliar e qualificar o atendimento à saúde pública. Também colocou o Cremers à disposição para colaborar no que for possível para o êxito do projeto e destacou a importância da união entre poder público e sociedade civil na captação de recursos para viabilizar a expansão, a modernização e o custeio da instituição que é referência no atendimento às pessoas.
Com um investimento previsto de R$ 140 milhões, a nova estrutura terá oito andares em um terreno de 11 mil metros quadrados de área ampliada. A projeção é a criação de até 110 novos leitos, que se somarão aos 95 existentes na estrutura atual.
O secretário municipal de Saúde ressaltou a importância de modernizar a estrutura do hospital, especialmente para o atendimento de urgências e emergências, como traumas de alta complexidade e queimados. Enfatizou que a nova estrutura proporcionará uma capacidade maior de acomodação e atendimento, melhorando significativamente os serviços prestados à população.
O prefeito Sebastião Melo afirmou que cerca de R$ 5 milhões serão investidos para a revitalização da fachada atual. Além de anunciar o custeio da restauração, destacou série de medidas que busca viabilizar a expansão do HPS.
Texto e Foto: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago