O Cremers, representado pela corregedora Márcia Vaz, ministrou capacitação sobre Declaração de Óbito – Preenchimento e Cuidados, na noite de quarta-feira (20), em Bento Gonçalves.
Direcionado a médicos do Tacchini Sistema de Saúde, o curso também foi disponibilizado de forma on-line para profissionais da instituição.
Tema de extrema relevância que desperta dúvidas no momento do preenchimento, Márcia Vaz, que atuou por 28 anos no Departamento Médico Legal, orientou sobre a elaboração da declaração de óbito e suas peculiaridades, esclareceu dúvidas e respondeu questionamentos dos médicos.
“O atestado de óbito é um documento que só pode ser preenchido pelo médico, sendo baseado em regulamentações determinadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo manual do Ministério da Saúde”, salientou.
Ressaltou a importância da precisão das informações, já que os dados que constam na declaração de óbito têm ligação direta com a formatação de políticas públicas.
“Ao estabelecer a causa da morte, são gerados dados estatísticos epidemiológicos, principalmente em casos de morte fetal e de crianças menores de um ano”, apontou a corregedora.
Texto: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago