Para marcar o Dezembro Laranja, os colaboradores do Cremers assistiram, nesta sexta-feira (13), a palestras apresentadas pelo dermatologista e conselheiro Gustavo Corrêa, no auditório do Conselho, na Avenida Princesa Isabel. A iniciativa busca conscientizar as pessoas para a importância da prevenção como melhor forma de evitar o câncer de pele.
“A detecção precoce e o autoexame são importantes, mas a prevenção ainda é a melhor forma de evitar um melanoma e mesmo lesões menores que podem evoluir para um câncer”, explicou o médico pesquisador, preceptor de Residência Médica e ex-presidente da Sociedade de Dermatologia do Rio Grande do Sul.
Em duas edições, pela manhã e à tarde, o dermatologista utilizou imagens para ilustrar os diversos estágios e tipos de lesão cutânea benignas e as que podem progredir para algum tipo de melanoma.
“O câncer de pele é, hoje, o de maior prevalência no Brasil, com um total superior a 700 mil casos, em 2023. Quase dez vezes mais do que o segundo colocado, o câncer de mama”, informou. Além disso, reforçou a orientação de que “o protetor solar é o melhor amigo da pele, não importando a estação do ano, pois a exposição aos raios solares nos meses frios ou mesmo nos dias nublados também necessita de proteção”.
Em relação ao período de verão, em que as pessoas ficam mais tempo ao sol, o especialista recomendou que, mesmo na praia, elas procurem ficar à sombra, utilizem guarda-sóis com tecido grosso ou resistente aos raios UV e façam uso de camisetas com FPS quando expostas diretamente aos raios solares.
Ao final, Corrêa respondeu às dúvidas dos funcionários, que receberam amostras grátis de protetor solar FPS 60 como incentivo aos cuidados com a pele.
Texto: Antônio Bavaresco
Edição: Sílvia Lago