O Cremers promoveu na última quarta (30), a primeira edição do curso de Diretor Clínico – função que, segundo a Resolução CFM nº 2147/2016, é obrigatória em qualquer estabelecimento de saúde.
A capacitação ocorreu em formato híbrido (presencial, no auditório do Conselho, e virtual) e foi oferecida de forma gratuita a médicos com registro ativo no Cremers. Ao todo, foram mais de 200 inscritos. Todos receberão certificado.
O presidente do Conselho, dr. Carlos Sparta, fez a abertura do evento. “O diretor clínico é extremamente importante para o bom funcionamento das instituições de saúde”, ressaltou.
O primeiro-secretário do Cremers, dr. André Cecchini, esclareceu as principais atribuições do cargo. Conforme Cecchini, o diretor clínico é o representante do corpo clínico da instituição, responsável por fiscalizar os serviços de assistência do hospital, estando atento à execução de cirurgias e procedimentos, por exemplo: “É fundamental o papel deste profissional para organizar o corpo clínico, tirar dúvidas da equipe, contribuindo para um ambiente mais tranquilo e sem problemas”, frisou.
O subcorregedor do Cremers, dr. Gerson Junqueira, destacou aspectos relacionados ao regimento interno: “É muito importante que tudo esteja descrito no regimento interno da instituição, e que os diretores clínicos zelem pelo seu fiel cumprimento”, afirmou.
Na sequência, o coordenador do Departamento de Fiscalização do Cremers, dr. Geraldo Jotz, falou sobre as vistorias realizadas pelo Conselho. “Nosso intuito é garantir boas condições de trabalho aos médicos gaúchos e segurança aos pacientes”, destacou.
O corregedor do Cremers, dr. Carlos Isaia Filho, finalizou a noite de atualizações, falando sobre as competências e deveres da função. Isaia lembrou, por exemplo, que o diretor clínico deve ser obrigatoriamente eleito pelo corpo clínico. “O profissional precisa ser atuante na instituição e notificar o diretor técnico sempre que necessário”, salientou. Ao final das palestras, foi aberto espaço para o esclarecimento de dúvidas.
Essa foi mais uma iniciativa do Conselho no intuito de orientar os médicos gaúchos e promover capacitações de qualidade, garantindo o exercício da boa medicina.
O vídeo do curso na íntegra pode ser visualizado aqui.