O cenário da saúde no estado foi pauta de reunião entre a Frente Pró-Saúde RS e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin. O encontro aconteceu no final da manhã desta segunda-feira, 27, no Palácio Farroupilha.
Na ocasião, o presidente do Cremers, Carlos Sparta, e representantes das demais entidades apresentaram oficialmente o movimento ao parlamentar, pedindo apoio para avançar nas demandas prioritárias do setor. A conquista de melhorias para médicos credenciados no IPE Saúde foi um dos tópicos abordados: “Precisamos de um IPE de qualidade, com condições adequadas tanto para os médicos credenciados quanto para os beneficiários”, afirma o presidente do Cremers, Carlos Sparta. Uma nova reunião de aproximação com a Comissão de Saúde da Assembleia está marcada para os próximos dias.
A Frente foi criada com o objetivo de debater com entes públicos as pautas de convergência das instituições para ajudar na construção de políticas públicas de saúde, melhorando, assim, a assistência à saúde da população. No mês passado, o movimento também foi apresentado à Secretária Estadual de Saúde (SES-RS), Arita Bergmann.
Integram o grupo Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Federação RS – Santas Casas e Hospitais Sem Fins Lucrativos (FederaçãoRS), Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul), e Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers).