A segunda reunião do Grupo de Trabalho instituído pelo Cremers para discutir a regulamentação do uso do óxido nitroso em consultório foi realizada na terça-feira (30), em formato on-line. Durante o encontro, foram traçadas estratégias para envolver outras entidades no processo, ampliando o diálogo sobre a regulamentação do uso seguro e eficaz do sedativo em pequenos procedimentos médicos realizados em consultórios.
O Grupo de Trabalho, instituído por Portaria publicada em 22 de março de 2024, é coordenado pelo conselheiro Régis Fernando Angnes, e reúne médicos de diversas especialidades. Além disso, conta com consultoria dos maiores especialistas brasileiros sobre o tema: os médicos Rodrigo Kikuchi e Elias Arcenio Neto.
“O objetivo é trazer outros Conselhos Regionais para integrar o debate. Queremos construir um estudo robusto e conjunto para definir diretrizes claras para a utilização do óxido nitroso”, afirmou Angnes.
O Cremers está programando reunião com a Secretaria Estadual da Saúde e com a Vigilância Sanitária para debater a viabilidade da regulamentação no estado. Também está comprometido em estabelecer um padrão de uso do sedativo que seja referência nacional.
Texto: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago