Fique atento às orientações sobre as diretrizes de vacinação contra a Covid-19. Em nota técnica, o Ministério da Saúde orienta as secretarias da Saúde e a população sobre quais são os grupos das comorbidades. A Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 iniciou em 18 de janeiro de 2021. Já foram vacinados cerca de 16 milhões de brasileiros.
De acordo com a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul, há mais de um milhão de pessoas que fazem parte dos grupos no estado. Como a vacinação ocorre em etapas, dependendo das remessas enviadas pelo Ministério da Saúde aos estados, a priorização da vacinação acontece, em todo o país, da seguinte forma:
Fase 1:
– Pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos;
– Pessoas com doenças renais que fazem tratamento por diálise maiores de 18 anos;
– Gestante e puérperas (passaram há menos de 45 dias pelo parto) e têm alguma comorbidade, maiores de 18 anos;
– Pessoas com 55 a 59 anos com comorbidades;
– Pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.
Na fase 2, será aberta a vacinação para demais pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC e gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes e divididas por idade, assim como ocorre no grupo dos idosos. Após completar a faixa das pessoas de 55 a 59 anos, inicia-se a aplicação nas pessoas com 50 a 54 anos, depois 45 a 49 anos e assim por diante, até os 18 anos.
Com informações Ascom/SES