O coordenador das Câmaras Técnicas do Cremers, Manoel Roberto Maciel Trindade, recebeu o título de Professor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg). A distinção foi entregue pela primeira vez na história da instituição. O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, prestigiou a solenidade.
A cerimônia, que reuniu autoridades acadêmicas, civis e militares, ocorreu na terça-feira (20), durante a Assembleia Universitáriapara Outorga de Títulos Honoríficos e Homenagens aos Servidores por Tempo de Serviço. Na oportunidade, também foram celebrados os 55 anos da instituição.
O reitor Danilo Giroldo falou sobre a trajetória dos homenageados, destacando o impacto que tiveram no desenvolvimento da Furg, no avanço da ciência e da educação.
O diretor em exercício da Faculdade de Medicina (Famed/Furg), Hsu Yuan Ting, destacou a motivação da indicação de Manoel Trindade para receber a distinção. “O professor Trindade tem seu nome ligado à parte cirúrgica do campo da Medicina, em especial, seu nome é lembrado pela divulgação e pela propagação da cirurgia videolaparoscópica, sendo um dos pioneiros na área. A ele também se atribui a divulgação da técnica em todo Rio Grande do Sul”, salientou. “Na Furg, Trindade realizou inúmeros cursos práticos para ensinar a técnica aos nossos professores, contribuindo ativamente para a qualificação do ensino de Medicina na nossa Universidade”, declarou o diretor.
Em seu discurso, Trindade ressaltou a profunda ligação com a Furg, mesmo não pertencendo ao quadro docente da instituição. “Ser agraciado com este título é, para mim, um reconhecimento que vai além do meu âmbito pessoal. Ele simboliza o valor da colaboração e do compromisso compartilhado para o avanço da Medicina e da educação. Recebo este título com um senso renovado de responsabilidade e com a promessa de continuar contribuindo para a formação de novos médicos e para o fortalecimento dos laços entre nossas instituições”, afirmou.
Também foram agraciados o economista Mozart Tavares Martins Filho, com o título de Doutor Honoris Causa, e João Moreno Pomar, com o título de Professor Emérito in memorian.
Texto: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago