A médica Janice Venina Masera Rotava é a tutora da Thiffany, uma cachorra da raça Border Collie, de cinco anos de idade, que há dois atua como cão-terapeuta em hospitais de Canoas e Sapiranga, região metropolitana de Porto Alegre.
Dra. Janice, que há mais de 30 anos exerce a Medicina sempre dentro das alas pediátricas dos hospitais, observou que além da terapêutica convencional, a presença de animais neste ambiente, poderia ser um aliado nos processos de tratamento.
E assim iniciou a história da Thiffany, que aos cinco meses de idade começou a ser adestrada, uma preparação para que pudesse frequentar hospitais e interagir com crianças, quando completou três anos, já estava preparada para ser um cão-terapeuta
Aa visitas iniciaram de forma esporádica em um hospital de Canoas, e em pouco tempo Thiffany passou a ser requisitada para visitar outras instituições de saúde da região. Atualmente as visitas acontecem quinzenalmente na pediatria dos hospitais, e tem como objetivo amenizar a frieza do ambiente hospitalar.
A médica destaca os benefícios da terapia assistida por animais em instituições de saúde: “A cão-terapia ajuda a diminuir o estresse, a tristeza e a ansiedade da permanência no hospital, além de estimular a socialização e a integração dos pacientes com a família, a equipe multidisciplinar e também com outros pacientes”, explica.