O Cremers promoveu no último sábado (10) mais uma edição do curso de Atualização Científica, em parceria com a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). O tema, desta vez, foi Medicina Nuclear. O presidente do Conselho, Carlos Sparta, realizou a abertura do evento, destacando a importância de oferecer capacitações aos médicos: “A medicina evolui rapidamente. Precisamos estar sempre renovando os conhecimentos”, destacou.
“Medicina Nuclear: princípios e aplicações” foi o tema da palestra conduzida pelo dr. Diego Pianta, médico nuclear do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer) e membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN). O palestrante abordou, entre outros pontos, as áreas de atuação da especialidade: “A medicina nuclear é uma especialidade médica que, utilizando métodos seguros, praticamente indolores e não invasivos, emprega materiais radioativos com finalidade dagnóstica e terapéutica. Usa quantidades mínimas de substâncias radioativas como
ferramenta para acessar o funcionamento dos órgãos e tecidos vivos, realizando imagens, diagnósticos e também, tratamentos”, esclareceu.
A capacitação também contou com participação da dra. Cristina Matushita, diretora científica e membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN). O curso ocorreu em formato híbrido, e foi oferecido de forma gratuita a médicos com registro ativo no Conselho. Ao todo, foram mais de 60 inscritos. Todos os participantes receberão certificado. A gravação do curso será disponibilizado na íntegra no YouTube do Cremers.