O médico e cirurgião vascular Felipe Faccini foi homenageado no 44º Congresso Brasileiro de Angiologia e de Cirurgia Vascular, ocorrido dia 16 de agosto, em Brasília. A honraria, promovida pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), foi um reconhecimento a sua dedicação científica, tornando-se o associado com o maior número de citações em publicações acadêmicas no Jornal Vascular Brasileiro nos últimos três anos.
O artigo “CHIVA para tratar insuficiência de veia safena em doença venosa crônica: características e resultados” foi publicado no Jornal Vascular Brasileiro, um dos principais periódicos da área, e citado em editoriais como o Journal of Vascular Surgery e Phlebology. O estudo aborda a técnica CHIVA, tratamento de varizes que visa preservar a veia safena. O método foi desenvolvido na Europa e, a partir de 2014, começou a ser empregado no Brasil, passando a ser implementado de forma definitiva em 2017.
O médico destaca a importância deste estudo para a comunidade médica e para os pacientes que necessitam deste tipo de cirurgia: “Ver que a técnica está ganhando espaço e mais médicos e pacientes vão poder colher os frutos desse estudo que é de extrema importância para a medicina, enche o meu coração de alegria”, comemora.
O cirurgião também reconhece a relevância das pesquisas realizadas pelos médicos e a qualidade das revistas científicas locais: “Temos que valorizar as publicações científicas nacionais, deixando registrado em nosso país os estudos e pesquisas que são aqui são realizados”, enfatiza.
Dr. Felipe é membro do corpo clínico do Instituto de Cardiologia, em Porto Alegre. O prêmio recebido por ele leva o nome do cirurgião vascular Ivan de Barros Godoy, falecido em 2020 em decorrência da Covid-19.
Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.