
O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), atendendo à solicitação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre, disponibilizou estrutura física e de pessoal para a vacinação contra a Covid-19 de médicos, no sábado (6).
Foram imunizados profissionais moradores de Porto Alegre, registrados no Cremers e, preferencialmente, com 60 anos ou mais, na ativa e que não fazem parte de Corpo Clínico hospitalar.
Para a imunização dos profissionais, a SMS disponibilizou 1,5 mil doses da AstraZeneca/Oxford. Para participar do processo, os registrados se cadastraram previamente, por meio de formulário, sendo que foram recebidas 1.711 manifestações de interesse.
A vacinação seguiu os critérios de imunização estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O Cremers estruturou, em um de seus auditórios, na sede em Porto Alegre, três guichês de vacinação. Todas as medidas de segurança sanitária foram respeitadas. De acordo com a SMS, que verificou in loco todo o processo de imunização, foram vacinados 502 médicos.
Outros 57 profissionais compareceram ao Cremers, mas não foram imunizados, pois não fizeram o cadastro prévio. A lista com os dados dos 50 residentes em Porto Alegre foi encaminhada para conhecimento da SMS.
As doses excedentes da vacina, assim como todo o material descartado, foram devolvidas à SMS na segunda-feira (8).