Os neurocirurgiões Nelson Pereira Filho e Arthur Pereira Filho foram os primeiros médicos da América Latina a realizar uma cirurgia cerebral com o uso de navegador cirúrgico e braço robótico.
O procedimento inédito foi uma biópsia de lesão cerebral, realizado no dia 05 de outubro, no Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.
A escolha da técnica se deu pela localização da lesão, situada em uma área profunda do cérebro próxima de zonas com funções nobres, como expressão da linguagem e controle motor.
Além de ser menos invasivo para o paciente, esse método traz maior rapidez de execução em relação aos procedimentos cirúrgicos tradicionais.
Com resultado bastante efetivo, o robô deu mais agilidade e índices de precisão muito semelhantes aos de procedimentos tradicionais mais invasivos e com maior risco neurológico ao paciente.
De acordo com Arthur, os avanços tecnológicos da Medicina possibilitam um planejamento pré-operatório, mais assertividade no local dos procedimentos e menos desconforto aos pacientes: “A evolução da tecnologia é uma aliada para a Medicina, trazendo tanto para os pacientes como para os médicos, menos riscos com resultados mais favoráveis”, explica o médico, que também é membro da câmara técnica de neurocirurgia do Cremers.
Os profissionais, que são irmãos, fazem parte da quarta geração de médicos da família: “Somos de uma família tradicionalmente empreendedora e inovadora, que busca trazer tecnologia no atendimento à população”, destaca Nelson.