Desde o início da pandemia, os médicos registrados no Rio Grande do Sul já emitiram mais de 1,5 milhão de receitas, atestados e requisições de exames médicos por meio da ferramenta on-line desenvolvida pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS).
A inovação, que reduz a necessidade de os pacientes se deslocarem ao consultório médico ou à Unidade de Saúde em meio à pandemia, contribui para o distanciamento seguro. A ferramenta já está integrada ao dia a dia da classe médica, de farmacêuticos e da população, com segurança tecnológica e jurídica na emissão de documentos digitais.
“Em momentos de crise, surgem oportunidades de inovar. Frente à necessidade de garantir maior segurança tanto para médicos quanto para pacientes, desenvolvemos, em tempo recorde, essa solução que se mostra muito bem-sucedida”, explica o vice-presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade.
Hospedada no portal do Conselho de Medicina (www.cremers.org.br), a ferramenta, criada em abril de 2020, já foi utilizada para a emissão de 1,25 milhão de receitas, 92,8 mil requisições de exames e 162 mil atestados médicos.
Receitas controladas
A ferramenta também está tecnicamente pronta para a emissão de receituários para medicamentos controlados (receitas azuis e amarelas). Porém, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não autorizou a funcionalidade, que beneficiaria especialmente aqueles pacientes que utilizam medicamentos para tratamento oncológico ou psiquiátrico.
“Já solicitamos à Anvisa que agilize a liberação da funcionalidade, que vai ampliar consideravelmente os benefícios da ferramenta”, destaca Trindade.
Pioneirismo e inovação
A plataforma foi pioneira no país no que se refere à emissão de receitas on-line e serviu de modelo para outros Conselhos Regionais de Medicina criarem suas próprias ferramentas.
O que garante a integridade e a segurança da plataforma é o fato de ela ser acessada pelos médicos diretamente no portal do Cremers, com login e senha próprios e intransferíveis. O envio da receita ao paciente ocorre no mesmo ambiente. A autenticidade dos documentos pode ser comprovada no próprio portal, por meio de QR Code.
Atestado de comorbidades
O Cremers também disponibiliza aos médicos um modelo on-line de atestado de comorbidades para vacinação contra a Covid-19. Desde o dia 21 de maio, essa funcionalidade já foi utilizada para a emissão de 3.201 documentos.