A equipe de neurocirurgia do Hospital São José, que pertence ao Complexo Hospitalar Santa Casa de Porto Alegre, utilizou uma tecnologia inédita no Brasil para tratamento de problemas na coluna vertebral.
A cirurgia foi realizada na última quarta-feira (26) em uma paciente com quadro de espondilolistese — condição em que uma das vértebras da coluna desliza sobre a outra.
“A paciente apresentava dor lombar e nas pernas, com dificuldade para permanecer em pé e para caminhar. Foi necessária uma correção no alinhamento das vértebras”, explicou o neurocirurgião e chefe da equipe responsável pelo procedimento, dr. Alisson Teles.
O procedimento é considerado menos invasivo que os convencionais, pois o acesso à coluna se dá através de um pequeno corte no lado do abdome, com o paciente deitado de lado, proporcionando melhor visualização das estruturas da coluna.
“Assim é possível uma recuperação muito mais rápida e o paciente consegue retomar suas atividades de forma segura em um curto período”, ressaltou o médico.