O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, ministrou, nesta terça-feira (06), aula inaugural da disciplina ‘Medicina Legal e Deontologia Médica’ aos alunos do oitavo semestre do curso de Medicina da PUCRS.
A corregedora do Cremers e professora de Medicina Legal da PUCRS, Márcia Vaz, salientou que o objetivo do encontro é aproximar os acadêmicos do Conselho e esclarecer sobre as atribuições e o papel social da autarquia. “Ao longo do semestre, serão tratadas questões abordadas na aula”, apontou.
Ao falar sobre Medicina e Ética, Trindade abordou as funções do Conselho e a atuação para proteger a boa Medicina. “Nosso grande objetivo é atuar com excelência em benefício da sociedade, fiscalizando as condições para o exercício ético da Medicina. Entre nossas atribuições está punir os maus profissionais, que não cumprem o regramento, e também combater os abusos contra a profissão”, esclareceu.
O presidente do Cremers apresentou as principais pautas da gestão, entre elas, defesa da revalidação do diploma para médicos formados no exterior; melhor atendimento na atenção básica; abertura de concursos atrativos para médicos e redução das terceirizações; combate ao exercício ilegal da Medicina e à abertura desenfreada de vagas e cursos de Medicina.
“O Conselho está aberto a todos. Buscamos cada vez mais proximidade com os médicos e com a população, além de ser um fórum de debate dos grandes temas da saúde e da Medicina”, afirmou Trindade.
Ao final, os estudantes receberam o livro ‘Vade Mecum Médico’, que reúne as principais normas que regem o exercício da Medicina. O encontro contou ainda com a participação dos professores de Deontologia Médica, Alfredo Cataldo Neto e Lucas Spanemberg.
Texto: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago