Carlos Isaia Filho, presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), participou da reunião do Gabinete de Crise do Governo do Estado, realizada de forma virtual, na quarta-feira (17), para apresentar e debater a flexibilização de medidas e restrições contra a Covid-19.
O presidente do Cremers destacou, entre os assuntos debatidos durante a reunião, a necessidade de melhorar a cobertura vacinal e incentivar a vacinação entre jovens, especialmente da faixa com menos de 30 anos. A Secretaria Estadual da Saúde (SES) aponta que cerca da metade das 938,5 mil pessoas em atraso de aplicação ou de registro da segunda dose da vacina contra a Covid-19 tem entre 18 e 29 anos.
Levantamento do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) demonstra que os riscos são importantes: neste ano, pelo menos 3,5 mil pessoas com menos de 30 anos precisaram de internação hospitalar devido ao agravamento da Covid-19. Na faixa de 20 a 29 anos, foram notificados 405 óbitos desde o começo da pandemia.
Isaia Filho ainda salientou a Fase 3 do Programa Testar, que traz a ampliação em pontos de testagem estratégicos de grande circulação, uma vez que a testagem de pessoas, ainda que assintomáticas, é uma medida importante para a saúde pública, o controle das infecções e a redução no número de surtos.
Quatro medidas de combate à Covid-19 seguem valendo: a obrigatoriedade do uso de máscara, o isolamento domiciliar de pessoas sintomáticas, a oferta de água e sabão ou álcool 70% para higienização das mãos e a apresentação do passaporte vacinal em eventos e atividades de maior risco ou aglomeração.