A médica pneumologista e diretora técnica do Hospital Sanatório Partenon (HSP), dra. Carla Jarczewski, está à frente da equipe responsável por um projeto que foi considerado destaque pelo Ministério da Saúde.
A iniciativa chamada de Tratamento Diretamente Observado Ampliado (TDO Ampliado) foi reconhecida como promissora pelo órgão no cuidado dos pacientes com tuberculose, sendo uma alternativa exitosa no tratamento e na diminuição da disseminação da doença.
Desenvolvida desde 2020, a terapêutica consiste em oferecer atendimento multidisciplinar de forma intensiva, com supervisão da equipe de saúde três vezes por semana, para pacientes com dificuldade na adesão ao tratamento tradicional – que tem duração de seis meses.
A iniciativa foi uma das 15 selecionadas entre mais de 60 projetos enviados por serviços de saúde estaduais. De acordo com a dra. Carla Jarczewski, reconhecimentos como esse são fundamentais para a diminuição dos índices de infecção por tuberculose no Brasil: “Através deste projeto, podemos estimular outras equipes de saúde a desenvolverem um trabalho semelhante. Este destaque atesta que a estratégia pode ser implementada em outros lugares e ajudar a curar muitos pacientes”, explica.
O Hospital Sanatório Partenon é administrado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-RS) e é considerado referência estadual no atendimento de casos de tuberculose.
O Cremers orgulha-se de médicos(as) que, assim como a dra. Carla, promovem a boa Medicina, através da ética e da dedicação à promoção da saúde dos pacientes gaúchos.