Para falar sobre o correto preenchimento do prontuário médico e esclarecer dúvidas sobre o documento – fundamental para a prática da boa Medicina –, o subcorregedor do Cremers, Vinicius von Diemen, ministrou capacitação aos residentes de Medicina e ao Corpo Clínico do Tacchini Sistema de Saúde. O encontro aconteceu na noite de quinta-feira (22), em Bento Gonçalves.
“É uma satisfação conversar sobre assunto tão importante para médicos e pacientes. Em nome do Cremers, agradeço o convite da direção da instituição. O Conselho está à disposição e sempre aberto para os médicos e para a comunidade”, afirmou.
Diemen esclareceu sobre o correto preenchimento do prontuário, que auxilia o médico na condução do caso e na assistência ao paciente, e é um dos principais documentos requisitados em sindicâncias e processos éticos.
“O prontuário médico é fundamental como meio de defesa do médico e o principal documento solicitado nos tribunais. Quando adequadamente preenchido, demonstra a prática da boa Medicina, e traz segurança para o médico e para o paciente”, salientou.
Ele também abordou pontos fundamentais determinados na legislação, como o Código de Ética Médica e o Código Penal Brasileiro. “As possíveis infrações éticas são investigadas pelo Cremers por meio de sindicâncias e processos ético-profissionais”, ressaltou.
Texto: Jennifer Morsch
Edição: Sílvia Lago