Nesta quarta (23), o Cremers promoveu mais uma capacitação gratuita para os médicos gaúchos. Em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Estado (SES/RS), a capacitação abordou temas relevantes para a classe médica e contou com 354 inscritos em formato híbrido (virtual e presencial, no auditório do Conselho). Todos receberão certificado.
Durante a abertura do evento, o presidente do Cremers, Carlos Sparta, falou da intenção do Conselho de retribuir a contribuição médica através de atividades de capacitação profissional como, por exemplo, os cursos de urgência e emergência que estão sendo disponibilizados em 11 cidades gaúchas.
O coordenador médico da Central de Regulação Hospitalar do Estado, Diego Fraga Pereira, explicou o funcionamento do sistema de Gerenciamento de Internações (Gerint), no qual a equipe médica pode acompanhar os tipos de internações e número de leitos disponíveis, a linha de cuidado de cada paciente, o tipo de procedimento e a especialidade médica, além de pedidos de transferências hospitalares, de acordo com a necessidade de tratamento de cada paciente.
Segundo o coordenador, embora o sistema tenha o objetivo de auxiliar na priorização dos casos, desafogar os pronto-atendimentos e atender de forma mais ágil os pacientes mais graves, ainda são observados desafios, como a necessidade de leitos em relação à oferta e o preenchimento adequado dos formulários, com informações técnicas e descrição detalhada do quadro clínico do paciente e a atualização correta da evolução dos casos.
Dr. Diego destacou as potencialidades do sistema, que foi desenvolvido em 2018 de forma pioneira em Porto Alegre. “Através do Gerint, temos integração com os sistemas hospitalares, sabendo a quantidade de leitos disponíveis. Também conseguimos implantar o programa de telemedicina de urgência, sendo fundamental para as buscas de leitos para internações, especialmente durante a pandemia”, explicou.
A capacitação foi finalizada com a palestra da coordenadora adjunta do SAMU/RS, Carla Baumvol Berger, que falou sobre a regulação dos chamados de urgência. A médica explicou detalhadamente como funciona o processo de atendimento de ligações, triagem e envio da ambulância para o atendimento da ocorrência. “Recebemos a ligação em nossa central, nossos técnicos atendem, pegam os dados da ocorrência, repassam para o médico plantonista e este define se há necessidade de deslocamento da ambulância”, explica.
A coordenadora explicou ainda que a maioria das ocorrências se trata de casos clínicos, como AVCs, asma e infartos, e não de acidentes. Conforme dra. Carla, dos mais de 72 mil chamados mensais recebidos pelo SAMU, apenas 28 mil são assuntos referentes a atendimentos de urgência.
Um dos grandes desafios é a conscientização da população sobre o uso do serviço: “5% das ligações que recebemos são trotes. Precisamos orientar a população sobre a forma adequada de contatar o SAMU. Muitas vezes, recebemos ligações com solicitações de informações que não cabe ao serviço, o que acaba impactando no tempo de atendimento de casos realmente graves”, informa.
Essa foi mais uma iniciativa do Conselho no intuito de orientar os médicos gaúchos e promover capacitações de qualidade, garantindo o exercício da boa medicina.
Na próxima quarta-feira (30), o Cremers promove a primeira edição do curso de Diretor Clínico. Inscreva-se aqui.