

O vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Eduardo Neubarth Trindade, lançou o livro “Processo Ético-Profissional Perante o CRM/CFM: Uma Reflexão Crítica”, na última quinta-feira (17), no Salão Nobre da Catedral Metropolitana de Porto Alegre. A obra é resultado de uma colaboração entre o cirurgião e doutor em Medicina, e o advogado, doutor em Direito, professor universitário e consultor da Comissão Especial de Direito Médico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Igor Mascarenhas.
A criação literária se propõe a discutir de forma crítica e multidisciplinar os fundamentos, desafios e implicações dos processos ético-profissionais conduzidos pelos Conselhos Regionais e Federal de Medicina. São apresentados textos selecionados de cerca de 50 autores convidados, entre médicos, juristas, conselheiros e membros do Ministério Público. Entre os artigos organizados por Trindade e Mascarenhas, figuram textos assinados pela corregedora do Cremers, Márcia Vaz, e a procuradora Vanessa Schmidt Bortolini.
A abordagem, tanto teórica quanto prática, servirá para apreciação em cursos de graduação em Medicina e Direito, especialmente nas disciplinas que tratam de ética, bioética e direito médico. O conteúdo também é relevante para outras áreas afins, como Administração Pública, Gestão Hospitalar, Enfermagem e Odontologia.
“Embora o curso de Medicina tenha foco técnico, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) exigem o desenvolvimento de competências éticas e humanísticas, incluindo a compreensão dos processos ético-profissionais e do funcionamento dos Conselhos de Medicina”, explica Trindade.
O evento de lançamento da obra contou com sessão de autógrafos aberta ao público e foi prestigiado por conselheiros, autoridades e pesquisadores.
Texto: Antônio Bavaresco
Edição: Letícia Bonato