Em reunião do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões realizada nesta terça-feira, 26 de fevereiro, o presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, assumiu a vice-presidência do órgão. Na ocasião, representantes das entidades participantes debateram o aumento de percentual dos cursos de graduação pelo sistema de ensino a distância (EAD). O encontro ocorreu na sede da OAB e foi conduzido pelo presidente do Fórum, Ricardo Ferreira Breier e por Trindade.
O tema predominante da reunião foi o aumento dos cursos de graduação EAD. Os integrantes do fórum tiveram a oportunidade de expor suas ideias e visões sobre o assunto. Foram levantadas perspectivas negativas geradas pela prática, inclusive casos graves com relação a esse modelo de ensino. A defasagem de qualidade e, por consequência, formação de maus profissionais foi apontado como o maior problema.
O consenso foi de que é preciso atenção especial sobre o tema para minimizar os problemas já ocasionados pelo sistema EAD. “Estamos vendo que esses problemas no ensino estão acontecendo, devemos achar um jeito de bloqueá-los. Mesmo assim, alguns danos são irreparáveis. Quem se formou nesse sistema com defasagens vai continuar trabalhando”, salientou Eduardo Trindade, presidente do Cremers.
Ricardo Breier, presidente da OAB, ressaltou a importância da união dos conselhos para reforçar as reinvindicações feitas. “Estamos atrás de resoluções. Precisamos de todos trabalhando junto”. O tema continuará a ser discutido na próxima reunião, no dia 26 de março.