A capital de Pernambuco sediará nos dias 3, 4 e 5 de abril o I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2019 (I ENCM 2019). No período, estarão reunidos dirigentes dos 27 Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Medicina (CFM) para analisar temas que configuram desafios para o exercício profissional e para a assistência em saúde da população brasileira. Além deles, estarão presentes especialistas convidados, que farão exposições sobre alguns dos temas da programação.
Conduzirão a solenidade de abertura do I ENCM 2019 o presidente do CFM, Carlos Vital, e o anfitrião Mário Lins, presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). “Essa sintonia tem feito com que as autarquias estejam mais próximas dos médicos, respondendo aos pleitos de forma efetiva, com ações que buscam a valorização da medicina e uma assistência de qualidade”, destaca Vital.
Programação
Durante o primeiro dia do evento, conselheiros e especialistas abordarão as mudanças e perspectivas na relação médico-paciente. O tema contará ainda apresentação da conselheira federal pelo Amapá, Dilza Teresinha Ambrós, conferência do professor da Universidade Brasil, Aníbal Gil Lopes, além de exposições do secretário-geral do CFM, Henrique Batista e Silva, e do conselheiro federal pelo Piauí, Leonardo Sérvio Luz. Também participam desta discussão o 2º secretário do CFM, Sidnei Ferreira, e a conselheira federal Adriana Scavuzzi (Pernambuco).
No período da tarde, os trabalhos terão início com uma conferência desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, Diaulas Costa Ribeiro, sobre as implicações legais da propaganda enganosa na medicina. Em seguida, o 3º vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes, os conselheiros federais Cláudio Franzen (Rio Grande do Sul) e Rosylane Rocha (Distrito Federal), e assessor jurídico Turíbio Campos discutem os aspectos éticos da publicidade médica.
Segundo dia – Rosana Leite de Melo, diretora de Desenvolvimento da Educação em Saúde do Ministério da Educação, e Lisete Benzoni, conselheira federal suplente pelo Paraná, discutirão a aplicação do chamado “exame de egressos”. Já na mesa sobre exame de proficiência, farão exposição o coordenador da Comissão de Ensino Médico, Lúcio Flávio Gonzaga Silva, e a especialista Rosana Alves. O debate será coordenado pelo 1º secretário do CFM, Hermann von Tiesenhausen, e contará ainda com a participação do conselheiro federal Antonio Celso Koehler (Rio Grande do Sul).
Ainda durante o segundo dia, o professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, José Eduardo de Siqueira, e os conselheiros federais Celso Murad (Espírito Santo), Hideraldo Cabeça (Pará), Salomão Rodrigues Filho (Goiás) e Donizetti Giamberardino (Paraná) discutirão a “autonomia profissional do médico no SUS e na Saúde Suplementar”
Terceiro dia – O foco das discussões do último dia será o “o presente e futuro da Telemedicina”. Além da conferência principal sobre o tema, com exposição do médico Chao Lung Wen, membro da Câmara Técnica de Informática em Saúde do CFM, também falarão sobre o assunto o coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), e os conselheiros federais Nemésio Tomasella (Tocantins), Jecé Brandão (Bahia), Henrique Batista e Silva (Sergipe) e Aldemir Humberto Soares, conselheiro indicado pela Associação Médica Brasileira (AMB).
Os debates sobre aspectos éticos e morais do internato clandestino fecharão o evento. O tema será abordado pela presidente do CRM-AC, Leuda Davalos, o membro da Comissão de Ensino Médico do CFM, José Odair Ferrari, e os conselheiros federais Ademar Carlos Augusto (Amazonas), José Fernando Vinagre (Mato Grosso), Léa Rosana Araújo (Pará), com contribuição ainda do coordenador Jurídico do CFM, José Alejandro Bullón.