A tendência de valorização do diálogo como ferramenta para resolver conflitos e impasses sem sobrecarregar a Justiça está chegando também à área médica, tendo o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) na vanguarda nacional deste movimento: a entidade será a primeira do Brasil a institucionalizar a figura do mediador de conflitos envolvendo casos médicos.
Este e outros assuntos ligados ao tema estarão em evidência nesta quinta-feira (9), a partir das 18h30min, na segunda edição do projeto Cremers Convida. O advogado e mediador Ricardo Dornelles irá apresentar dados, caminhos e benefícios da mediação. Assim como já ocorre regularmente em casos empresariais, administração pública e de família, o objetivo central da iniciativa é aumentar o índice de resolutividade dos casos, diminuindo custos, prazos e o desgaste emocional e de imagem das partes envolvidas.
O processo de institucionalização da mediação no Cremers prevê a escolha, de acordo com o perfil e interesse, de membros da diretoria e de conselheiros para atuar como mediadores. “Queremos tornar menos burocráticos os processos e fazer com que as partes se sintam mais satisfeitas com os resultados, beneficiando diretamente a classe médica e a sociedade como um todo”, destaca o presidente do Cremers, Eduardo Trindade.
Com o tema Conciliação e Mediação, a palestra de Ricardo Dornelles irá enaltecer a importância de trabalhar a comunicação humana, através de mediadores, para resolver questões de qualquer ordem. “É uma mudança cultural, que passa também por questões de ética, confidencialidade e autonomia das pessoas em aceitar ou não este método de adequação de conflitos”, esclarece o palestrante, que preside a Comissão Especial de Mediação e Práticas Restaurativas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional RS (OAB/RS) e também foi vice-presidente da Comissão Nacional de Mediação da OAB Nacional na Gestão 2016-2018.
Projeto Cremers Convida
O evento desta quinta-feira é voltado principalmente a médicos e profissionais da área da saúde. A entrada é gratuita. O auditório do Cremers está localizado na Rua Princesa Isabel, 921, Bairro Santana, na Capital.
O projeto Cremers Convida pretende debater temas que geram dúvidas e apresentar novidades para a classe médica. A primeira edição, ocorrida no dia 21 de janeiro deste ano, teve a palestra Prerrogativas e Defesa Judicial do Ato Médico.